Início » Saúde » Conselho Municipal de Saúde se reúne para discussão e votação do relatório de Gestão e do SARGSUS

postado em: Saúde

O Conselho Municipal de Saúde se reuniu na última segunda-feira, 26, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde. Na oportunidade foi apresentado o Relatório de Gestão do 3º quadrimestre de 2017 e do SargSus.

O Relatório de Gestão é o instrumento da gestão do SUS, do âmbito do planejamento. Além de constituir-se no instrumento de comprovação da aplicação dos recursos, o relatório tem a finalidade de apresentar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde, orientar a elaboração da nova programação anual, bem como eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde, nas três esferas de direção do Sistema. De acordo com o que foi apresentado durante reunião, durante período de setembro a dezembro, o município gastou 18,97% em saúde, sendo obrigatório gastar 15%.

Em seguida foi apresentado o SargSus, sistema de apoio ao relatório de gestão. O SargSUS é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde em conjunto com o DATASUS, com o objetivo de apoiar os gestores municipais na elaboração e envio do Relatório Anual de Gestão (RAG) ao Conselho de Saúde.

Tanto o Relatório de Gestão quanto o SargSus foram aprovados. Ambos também foram apresentados durante Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores na terça-feira, 27 de fevereiro.