Início » Agricultura » Crise do leite: Municípios da Região Celeiro decretam situação de emergência econômica

postado em: Administração, Agricultura

Anúncio foi realizado durante Audiência Pública em Tiradentes do Sul

Na última sexta-feira, o Prefeito Municipal e Presidente da Amuceleiro, Eder Luis Both, esteve presente na Audiência Pública que debateu regionalmente a crise do leite. O evento, ocorrido na Câmara de Vereadores de Tiradentes do Sul, reuniu Agricultores familiares e serviu para anunciar o decreto coletivo de emergência econômica dos municípios na região Celeiro.

De acordo com Eder, durante audiência foi apresentado estudo solicitado a Emater sobre os impactos causados pela crise na região. Segundo relatório, no último ano, cerca de R$125 milhões deixaram de girar dentro da economia regional. Além disso, a crise tem contribuído para que as pequenas famílias abandonem a produção por conta da inviabilidade da atividade leiteira.

Na sexta-feira, segundo levantamento, dos 21 municípios que integram a região Celeiro, 20 já haviam assinado o decreto de emergência econômica por causa da crise do leite. Para os prefeitos que integram a associação, a região depende da agricultura e da pecuária leiteira e a assinatura do decreto nos municípios tem como objetivo mostrar o apoio para com os produtores e chamar a atenção dos governantes para situações como o desemprego e o êxodo rural acelerado na região.

Da audiência foi elencada uma pauta de ações que estará sendo encaminhada, uma por uma, buscando viabilidade e articulação para que sejam todas atendidas pelo governo estadual e federal e também pelas indústrias.

Fotos: Amuceleiro