Início » Saúde » Secretaria Municipal de Saúde adere a Campanha Setembro Amarelo

Secretaria Municipal de Saúde adere a Campanha Setembro Amarelo

postado em: Saúde

Falar é a melhor opção. Com esse intuito é que a Secretaria Municipal de Saúde aderiu a Campanha Setembro Amarelo e promove durante o mês ações de valorização a vida e conscientização sobre a prevenção do suicídio, com objetivo de alertar a população a respeito do assunto.

No início da semana, a equipe de Profissionais da secretaria realizou a decoração do espaço da Unidade Básica de Saúde com balões amarelos e frases de valorização da vida nos murais. Além disso, promove no dia 25 de setembro, às 19h, palestra na Câmara de Vereadores, com o tema “Prevenção ao suicídio e valorização da vida”, ministrada pelo psiquiatra Bruno Guidolin.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país.