Início » Agricultura » Conselho Agropecuário discute projetos que beneficiarão agricultores do município

postado em: Agricultura

Na tarde da última sexta-feira, 02 de fevereiro, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário se reuniram nas dependências da Câmara de Vereadores para a primeira reunião do ano. Entre os assuntos discutidos, projeto de aquisição de calcário e implantação de agroindústrias no município.

A primeira pauta do encontro discutiu o convênio celebrado entre a união, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o município de Chiapetta, visando apoiar o projeto de aquisição de calcário para a correção de solo no valor de R$140 mil. Entre as definições aprovadas pelo conselho, que a quantidade será a mesma para todos, limitando-se a no máximo 10 toneladas por família e a área a ser corrigida será conforme especificações da análise do solo. Determinado ainda que os beneficiados devem ser da linha do Pronaf e residir no meio rural. As inscrições serão realizadas na Secretaria da Agricultura, até o dia 31 de março de 2018. Posteriormente o Conselho deliberará os beneficiados.

Outro assunto tratado se refere à implantação de agroindústrias. A proposta foi uma das eleitas na Consulta Popular e está prevista para ocorrer neste ano. O valor disponibilizado para projetos na área será de R$63 mil. No município os investimentos atenderão quatro agroindústrias. Entre elas: produção e comercialização de mandioca, criação e abate de frangos caipiras, produção de ovos e fabricação de pães, massas e bolachas. Durante reunião do conselho foram definidos os nomes dos agricultores e os valores que cada um receberá.