Início » Administração » Prefeito Eder vai a Porto Alegre em busca recursos para a situação de emergência

postado em: Administração

O prefeito Eder Luis Both viajou a capital do Estado para participar de reunião de emergência com prefeitos de municípios que decretaram situação de emergência. O encontro, realizado na segunda-feira, 06, foi promovido pela FAMURS e tem como objetivo definir juntamente com os prefeitos, uma proposta para reivindicar recursos, planos de trabalho, elaboração de projetos entre outros, que será encaminhada ao Ministério de Integração Nacional.

Durante encontro foi elaborado documento contendo uma lista de pedidos ao Governo Federal. Entre as propostas, prioridade no pagamento das emendas parlamentares aos municípios em situação de emergência; a liberação de recursos do FGTS, do Bolsa Família e do cartão reforma; e a abertura de uma linha de crédito a juros de 4% ao ano. No âmbito estadual, a Famurs reivindica a homologação de decreto estadual de emergência, o pagamento dos atrasos na área da saúde, a transferência de recursos para a recuperação das estradas vicinais e a recuperação das rodovias estaduais danificadas pela chuva.

Estiveram presentes no evento o secretário de Transportes do RS, Pedro Westphalen, o secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, o secretário ajunto de Desenvolvimento Rural do RS, Iberê Orsi, o chefe da Defesa Civil do RS, Alexandre Martins, o representante do Ministério da Integração Nacional na Região Sul, Alexandre Kapper; o deputado federal Covatti Filho e a deputada estadual Zilá Breitenbach.

Para buscar uma solução ao problema, a direção da Famurs convocou os gestores municipais para uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na próxima terça-feira (13/6), às 16h, em Brasília.