Início » Saúde » Secretário de Saúde participa de curso sobre Organização da Atenção Básica

Secretário de Saúde participa de curso sobre Organização da Atenção Básica

postado em: Saúde

O Secretário Municipal de Saúde, Lisandro Franco Pires participou na semana passada de curso promovido pela FAMURS sobre a Organização da Atenção Básica no município: Estratégias para resultados efetivos. Ministrado pela palestrante Sandra Sperotto, a capacitação teve como objetivo auxiliar os municípios quanto ao atendimento às demandas relacionadas à saúde.

De acordo com o Secretário de Saúde, durante o curso foi abordado desde a criação do SUS, histórico dos marcos legais, constituição, emendas e legislações vigentes para que os municípios, estados e união cumpram suas competências para um melhor serviço de atendimento à população. Além disso, os participantes relataram as experiências das suas unidades básicas de saúde, destacando potencialidades e dificuldades enfrentadas. Segundo Lisandro, um dos assuntos pertinentes à capacitação foi a questão dos Hiperutilizadores, que são usuários do SUS que frequentam diariamente as unidades. “Quais mecanismos e propostas para esse público? Será resolvido na atenção básica ou enviado para centros de média e grande especialidade? E quando retorna, dar continuidade ao tratamento? Enfim, questões a serem trabalhadas, é preciso criar novas redes e ações para que esse acolhimento seja efetuado  e a população seja atendida”.

Lisandro destaca ainda que o grande desafio é buscar que as ações e projetos desenvolvidos visem alterar a lógica de produção de saúde por meio de procedimentos para a produção de cuidados na perspectiva do usuário cidadão. “Sem dúvida, a administração municipal está preocupada em atender da melhor forma possível todos os usuários que passem pela unidade, primando sempre pela qualidade de vida da nossa população”.