Início » Agricultura » Projeto Parceiros dos Rios promove repovoamento

Projeto Parceiros dos Rios promove repovoamento

postado em: Agricultura

Com o objetivo de preservar a fauna do município e de proporcionar peixes para atender a pesca no município é que a iniciativa de repovoar rios tomou forma. Nascida na Secretaria Municipal da Agricultura (SMA), a ideia ganhou parceiros. Empresas, entidades, pessoas da comunidade e pescadores que enxergaram a oportunidade de devolver, em parte, o que o meio ambiente já proporcionou.  Assim, 6.500 alevinos nativos (Jundiá, Lambari e Grumatã) foram adquiridos e entregues nos rios e sangas do município, na sexta-feira, 17.

Segundo o Coordenador da SMA, Valdecir Dorn, o projeto visa repovoar rios com espécies nativas e proporcionar, mais tarde, peixes para atender a pesca legal, comum no município. Neste ano, 27 parceiros contribuíram com a iniciativa. “Projeto bom, que só se tornou realidade com a ajuda da comunidade. A partir de agora, a cada ano, vamos em busca de mais parceiros e maior número de alevinos para o repovoamento, pois quem ganha é o meio ambiente e consequentemente, nós. É fácil pescar o peixe lá no rio, hoje estamos devolvendo”, salienta o coordenador.

Em frente à Prefeitura, local onde ocorreu a entrega dos peixes, o prefeito Eder Luis Both destacou a importância da iniciativa, em prol do ecossistema e a atitude consciente da comunidade. “O projeto é fruto de um grande trabalho desenvolvido pela SMA e parcerias com pescadores, empresas e órgãos que também se preocupam com o meio ambiente”. Eder aproveitou para parabenizar a equipe da SMA e também a todos que colaboraram para que o repovoamento dos rios fosse concretizado.