Início » Agricultura » 3ª edição dos jogos rurais SOL a SOL movimenta a comunidade Chiapettense

3ª edição dos jogos rurais SOL a SOL movimenta a comunidade Chiapettense

postado em: Agricultura, Esporte

No último sábado, 18, o município de Chiapetta promoveu a 3ª edição dos jogos rurais SOL a SOL. O dia típico de verão, o espírito participativo dos atletas movimentou as comunidades que se fizeram presentes no evento, realizado na sede da comunidade Cristo Rei. Organizado pela Emater/Ascar, Sthas e com apoio do Banco Banrisul e Governo do Estado, diversas modalidades integraram por meio do lazer e recreação as famílias rurais.

No início da manhã foi realizada a abertura oficial do evento, que contou com a presença de autoridades locais, regionais e deputados. Os jogos iniciaram com escolha da garota SOL a SOL, uma das mais de dez modalidades realizadas durante os jogos rurais.  Ao todo, seis garotas representaram suas comunidades, demonstrando beleza e a representatividade do evento. Ao longo do dia, crianças, jovens e adultos demonstraram espírito participativo. Sozinho, em dupla ou em equipes, todos se integraram nas mais variadas modalidades, entre elas, Bocha 48, Canastra, Bolãonzinho, Cabo de guerra, corte de lenha, corrida, futebol, voleibol, corrida do porco, gol no pneu e descascar e debulhar milho.

De acordo com o presidente do reassentamento Cristo Rei, Benjamim Galina, sediar um evento como o dos jogos rurais Sol a Sol e, além disso, sendo o primeiro da história da comunidade foi uma imensa alegria e espera que próximos sejam realizados. Em seu discurso, o presidente ressaltou a história de lutas da comunidade que se estabeleceu em 03 de abril de 2002, vinda do município de Constantina/RS. “De lá pra cá, muitas conquistas temos alcançado, graças ao apoio de pessoas e órgãos que prestaram auxílio e apostaram em nós, em nossa caminhada. O nosso muito obrigado”, destacou Galina em tom de emoção. Ao final do dia, o reassentamento Cristo Rei recebeu da equipe da Emater o troféu Destaque, premiação que leva em conta o maior número de pontos, somados através das medalhas conquistadas pelos atletas de cada comunidade.

“Os jogos rurais são muito importantes para a o município, porque além do aspecto da qualidade de vida, de hábitos saudáveis e da prática de esportes é um momento de integração, confraternização entre as comunidades rurais durante todo o dia. Vivemos em um município pequeno e é essencial termos esses momentos que vem a somar no nosso dia a dia”, destaca o Prefeito Eder Both. “Emater, Comunidade do Cristo Rei e todas as secretarias do município que apoiaram e organizaram o evento estão de parabéns. Estamos muito felizes, pois sem dúvida, a edição deste ano dos jogos rurais Sol a Sol foi um verdadeiro sucesso”, concluiu.