Início » Cultura » CONFIRA A CHEGADA DA CHAMA CRIOULA EM CHIAPETTA

CONFIRA A CHEGADA DA CHAMA CRIOULA EM CHIAPETTA

postado em: Cultura

Aconteceu  na tarde de sábado  a chegada da Centelha da Chama Crioula no Município, marcando a primeira atividade dos Festejos Farroupilhas 2023 que tem como tema “CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE 1923”.

Saíram de Três Passos-RS  na sexta-feira dia 08 de Setembro ,almoçaram em Humaitá-RS,pernoitaram em São Martinho-RS e no dia seguinte 9 de setembro acordaram cedo levantaram acampamento rumo a cidade de São Valério do sul onde almoçaram, e na primeira hora da tarde partiram em direção de Chiapetta , onde chegaram por volta das 17h.

O maior símbolo dos festejos farroupilhas chegou ao município conduzido pelo sócio-colaborador e participante de muitas cavalgadas Everaldo da Silva, juntamente com o Piquete Quei Atado,já os pavilhões foram conduzidos desde a entrada da cidade por jovens tradicionalistas componentes do departamento campeiro do CTG.

Após a recepção em frente ao Esporte Clube Pampeiro, a chama foi conduzida até o cemitério municipal, onde foi prestada uma última homenagem ao tradicionalista e ex-patrão, que comandou a entidade por três oportunidades, o senhor Constante Rochinheski (in memoriam). Seu Constante como era conhecido, sempre gostou muito da tradição e foi patrão do extinto CTG Relembrando o Passado, hoje uma associação. Logo após, seguiram pela Avenida Ipiranga até o CTG, local em que foi aceso o candeeiro crioulo.

Tradicionalistas de diferentes faixas etárias se reúnem para esta cavalgada, ano após ano, mantendo vivas as tradições gaúchas. No percurso contemplam a natureza, as paisagens da região, rezam, contam causos, cantam, lembram de outras jornadas e dos companheiros que já partiram, passam por muitos desafios até muita chuva e vento e gravam novas memórias deste momento de integração.

Além dos cavaleiros, somam-se à comitiva os membros da equipe de apoio, responsáveis pela alimentação dos mais de 30 integrantes desta cavalgada, assim como motoristas e auxiliares.

Agradecemos a presença de todos, confirmando a importância deste símbolo no culto às tradições gaúchas e no resgate da nossa cultura.