Início » Agricultura » Programação repleta de atividades celebra o Dia Mundial do Leite

Programação repleta de atividades celebra o Dia Mundial do Leite

postado em: Administração, Agricultura

A 3º edição do evento em comemoração ao Dia Mundial do Leite promovido neste dia 1º de junho junto a comunidade da Nova Conquista foi um sucesso mais uma vez. O evento em reconhecimento e de forma a valorizar a todos os envolvidos na cadeia do leite, em especial aos produtores, proporcionou espaços de entretenimento, confraternização, troca de experiências e conhecimento.

A Terra da Produtividade é reconhecida pela sua produção de leite. De acordo com levantamento, em 2022 foram produzidos e comercializados mais de R$16 milhões de litros, movimentando R$44 milhões. “Nós sabemos que quase a totalidade desse valor gira dentro da economia do nosso município. Dá pra ver a importância que a atividade do leite tem no desenvolvimento, na geração de emprego e renda nas propriedades rurais, especialmente as pequenas, mas também no comércio da cidade”, destacou o prefeito Eder Both durante a abertura oficial do evento.

 

Palestras integraram a programação

Além da abertura oficial do evento, durante a manhã a programação reuniu palestras. A primeira delas, foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Marcelino Colla, abordando o porquê o leite é importante. Na sequência o professor e produtor de leite Rudinei da Rosa, através da sua experiência de vida trouxe motivação aos produtores.

Ainda durante a manhã foi apresentado o caso de sucesso na propriedade da família Glitz. A explanação foi realizada pelo próprio produtor, Vitor Glitz, que decidiu em fevereiro de 2022 voltar para a propriedade, após concluir graduação, e assumir a atividade do leite. “Depois de assumirmos a propriedade passamos de 8mil litros/mês para 33 mil litros. Foi um aumento significativo. O leite hoje tem uma margem lucrativa melhor que a questão dos grãos, da suinocultura e produção de feno, outras atividades que também são desenvolvidas na propriedade”, explica o jovem. A apresentação contou ainda com o apoio do Engenheiro Agrônomo Ilson Guellar, profissional que presta assistência técnica à família.

No período da tarde, houve ainda momento técnico dos parceiros do evento, entre eles, Programa Juntos Para Competir, Emater/Ascar e Schefel Consultoria, que aproveitaram para apresentar como vem sendo feito o trabalho de assistência técnica no município junto aos produtores. Os patrocinadores da programação (Sicredi e Cresol) também tiveram espaço para explanar sobre os serviços que tem a disposição dos produtores rurais.

 

2º Concurso de Sobremesas Derivadas do Leite

Após o almoço, a programação seguiu com diversas atividades. Em especial o 2º concurso de sobremesas derivadas do leite, com a inscrição de 12 participantes. A deliciosa competição tem como objetivo resgatar as receitas feitas para reunir as famílias do meio rural, que muitas vezes são passadas de geração para geração.

Teve pudim, ambrosia, chico-balanceado, mouse, pavê, entre outras tantas delícias. Entre as sobremesas premiadas, Morango ao quatro leites com ganache produzida pela produtora Camila Zanella e vencedora da competição, Romeu e Julieta feita pela produtora Mara Tânia Roncaglio e Pudim de Chocolate produzido pelos alunos do 8º e 9º ano da EMEF Haydêe Chiapetta. A avaliação contou com a participação de cinco juradas.

 

Brinde do Bigode de Leite

Encerrando a programação, foi organizado um momento muito simbólico, que marca a terceira edição do evento em comemoração ao Dia Mundial do Leite. Organizadores, patrocinadores e os produtores participaram do Brinde do Bigode do Leite. Depois de brindar e tomar o leite, os participantes pousaram para a fotos, todos de bigode.

Sorteio de Prêmios e entrega de Brindes

Os produtores de leite participaram do sorteio de prêmios patrocinados pelas empresas do ramo agropecuário. O sorteio de aproximadamente 50 prêmios ocorreu no final do evento. Foi distribuindo a cada participante um boné personalizado com a temática do leite.

  1. V12 : BONÉ + DUAS HORAS DE RETROESCAVADEIRA = Odemir Dal Piaz
  2. AGROPECUÁRIA AMIGOS : PULVERIZADOR COSTAL = João Cesar Barth
  3. AGROPECUÁRIA AMIGOS : 2 bomboniere : Roni Basso
  4. SINDICATO CHIAPETTA : SACO DE SEMENTE SCHULL : Daniele Ianke
  5. TARUMÃ : SACO DE SEMENTE DE MILHO SYNGENTA : Alcimar Hertal
  6. TOP AGRO : 20 L UREIA LIQUIDA : João Juriatti
  7. TOP AGRO : 20 L UREIA LIQUIDA : Julciane Paula Mocelim
  8. AGROWEL : SACOLA TÉRMICA + KIT CHURRASCO : Airton Schwambach
  9. VS LUNARDI : 2 testes genômicos : Edir Zanella
  10. IRMÃOS FINGER : Cleaner 90 : Eliziane Basso
  11. IRMÃOS FINGER : Pro Max VF OF: Sidiane Borsatto
  12. IRMÃOS FINGER : Pro Max AC 550 : Elaine de Souza
  13. IRMÃOS FINGER : Cleaner Pós : Silvia Glitz
  14. IRMÃOS FINGER : Cleaner Pré : Zoeys Zardin
  15. IRMÃOS FINGER : Tamponante : Marisa Ratz
  16. IRMÃOS FINGER : Biotina : Felipe Dick
  17. IRMÃOS FINGER : Pro Max Al 300 : Murilo Dorn
  18. BRITAGEM GEMELLI : 5M de agregado graúdo para pavimento de estrada : Cedenir Valandro
  19. BRITAGEM GEMELLI : 5M de agregado graúdo para pavimento de estrada : Lauri Valandro
  20. AGROTEC : 1 saco de leite em pó : Mauricio Soares
  21. COTRIPAL : 1 saco de semente de milho : Larissa Schwambach
  22. COTRIPAL : 1 saco de semente de milho : Benjamin Galina
  23. COTRIPAL : 3 sacos de ração para gado leiteiro: Gledson Zanella
  24. COTRIPAL : 2 sacos de ração para gado leiteiro : Elenice Dal Piaz
  25. AGROCELEIRO: 1 saco 25 kg ração supra : Rosali Rovani
  26. AGROCELEIRO: kit Agroceleiro : Adenir Zanella
  27. SEMENTES COMETA: 1 saco BRS Tarumax : Nelci Schwambach
  28. SEMENTES COMETA: 1 saco BRS Tarumax : Marli Minetto
  29. SEMENTES COMETA: 1 saco BRS Tarumax : Edith Ratz
  30. SEMENTES COMETA: 1 saco BRS Tarumax : Zoey Zardin
  31. SEMENTES COMETA: 1 saco BRS Tarumax : Valdemar Hertal
  32. SEMENTES COMETA: 1 saco BRS Tarumax : Claudete Ciotti
  33. SEMENTES COMETA: saco de semente de trevo : Jean Rettmann
  34. SEMENTES COMETA: saco de semente de trevo : Fabio Veiga
  35. SEMENTES COMETA: saco de semente de trevo : Leandro Klipstein
  36. SEMENTES COMETA: saco de semente de trevo : Tais de Souza
  37. SEMENTES COMETA: saco de semente de trevo : Irene Mocelim
  38. SEMENTES COMETA: saco de semente de trevo : Rosali Pinheiro
  39. LUPA AGRICOLA: 1 saco de ureia : Felipe Marchezan
  40. 3 TENTOS : 1 saco de ureia : Marcia Zache
  41. 3 TENTOS : 1 saco de ureia : Dirceu Finger
  42. CAIXA : Chapéu : João Pedro Carniel
  43. CAIXA : Chapéu : Marli da Silva
  44. CRESOL : Brinde 1 : Mireli Zache
  45. CRESOL : Brinde 2 : Alisson Zanella
  46. SICREDI : Brinde 1 : Marcia Valandro Silva
  47. SICREDI : Brinde 2 : Leandro Tom

Confraternização

Como já é tradição do evento, como forma de confraternização é servido almoço cortesia a todos os participantes. Neste ano, no período da tarde houve também a degustação dos produtos das empresas de laticínios (Aurora e Lactalis do Brasil) presentes no evento.

 

Parcerias

A Programação em Comemoração ao Dia Mundial do Leite é realizada desde 2021, pela Prefeitura Municipal de Chiapetta através da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, Câmara de Vereadores, Rações Fazenda San Diego, com apoio do Programa Juntos para Competir, Farsul, Senar e Sebrae, Emater/Ascar, Schefel Consultoria Agrícola, Rádio Ciranda e patrocínio da Sicredi e Cresol.

 

Avaliação do evento

Encerrado a 3ª edição da programação, o Prefeito Eder avaliou o evento. “Atingiu todas as expectativas, uma vez que o seu propósito, além de celebrarmos esta data importante como uma forma de reconhecimento ao trabalho, esforço e ao papel que os produtores tem dentro do município de Chiapetta, também teve momentos de palestras, orientações e produção de conhecimento. Os objetivos foram atingidos. Agradecemos a todos que participaram e colaboraram e esperamos em 2024 a próxima edição”, disse.