Início » Educação » Estudantes participam do início das atividades do Programe seu Futuro 2023

Estudantes participam do início das atividades do Programe seu Futuro 2023

postado em: Administração, Educação

Na última quinta-feira, 11 de maio, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio participaram do início das atividades do Projeto de Extensão Programe seu Futuro da Unijuí. O evento de abertura do calendário de ações aconteceu no Espaço + Inovação Unijuí, em Ijuí, com  oficina sobre a Indústria 4.0, ministrada pela coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Palharini e, na sequência, da atividade “explorando as tecnologias com peças”, com a facilitadora Leonice Parnoff.

A parceria com a Unijuí desde 2021 tem como objetivo desenvolver ações educativas de promoção da educação nas tecnologias e inovação nas escolas visando o crescimento e transformação da realidade dos estudantes e da comunidade. Neste sentido, o projeto prevê a realização de 90 oficinas que incluem pensamento computacional, lógica de programação, desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis e de jogos, com o assessoramento da Agit.

O prefeito Eder Both, destacou que essa parceria com a Unijuí integra as ações de empreendedorismo desenvolvidas pelo município e parabenizou os alunos pela iniciativa de participarem das ações. “O que vocês vão aprender dentro do projeto pode ser usado para seguir carreira nesta área de tecnologia, que é bastante promissora, mas também para a vida, pois desenvolve raciocínio lógico, conhecimento computacional, resolução de problemas, por exemplo”.

A abertura das atividades contou com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; do coordenador do Projeto de Extensão Programe seu Futuro, professor Marcos Cavalheiro; da responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, Graciele da Rosa Bertoldo e do prefeito de Chiapetta, Eder Both.

Ainda em Ijuí, os estudantes participaram de confraternização no Parque da Pedreira e aproveitaram para ir ao cinema.

Outras iniciativas na área da programação

Além de oportunizar aulas gratuitas de programação através do Projeto Programe seu Futuro, e visando proporcionar o desenvolvimento do pensamento computacional e de habilidades que vão possibilitar aos jovens ingressar num mercado de trabalho altamente promissor, é ofertado aos estudantes desde o 1º ano do ensino fundamental conteúdos de Educação Financeira e do 4º ao 7º ano Letramento em Programação.