Início » Sem categoria » Programa Saúde na Escola aborda prevenção à Dengue

Programa Saúde na Escola aborda prevenção à Dengue

postado em: Saúde, Sem categoria

Teve início na última quinta-feira (04), as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa que é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação do município de Chiapetta, com o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Nesse primeiro encontro, a temática abordada foi a prevenção a Dengue, doença transmitida pelo Mosquito Aedes Aegypti.

A primeira intervenção do PSE foi realizada com os estudantes da Escola Estadual Anchieta, nos períodos da manhã e tarde. Os profissionais da área médica da Secretaria da Saúde e os Agentes de Endemias estiveram explanando sobre a doença, sintomas, formas de prevenção e o combate ao mosquito vetor.

A escolha da temática se dá principalmente pelo número de casos registrados neste ano. Até o momento foram confirmados quatro casos da doença no município, e por isso a importância e a necessidade de se trabalhar com os estudantes. “É preciso que os alunos se conscientizem da gravidade dessa doença e dessa forma ajudem nos cuidados de casa, não deixando recipientes com água parada, que é um foco de criadouro do mosquito”, destaca a coordenadora do PSE no município Mara Klipstein.

As ações do Programa Saúde na Escola serão desenvolvidas ao longo do ano em todas as escolas, desde a educação infantil até o ensino médio. Diferentes temas serão trabalhados durante os encontros.

Na próxima semana a palestra está prevista para ocorrer na EMEF Professora Lorette Fanck, também sobre o tema da Dengue.