Início » Saúde » SMS adquire equipamento para auxiliar combate ao Mosquito Aedes Aegypti

SMS adquire equipamento para auxiliar combate ao Mosquito Aedes Aegypti

postado em: Saúde

Com objetivo de auxiliar no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti a Secretaria Municipal da Saúde adquiriu um nebulizador costal para a Vigilância Ambiental em Saúde. O equipamento foi recebido na última semana, oportunidade em que a equipe recebeu as orientações e instruções de uso da máquina e ainda demonstração na prática.
O nebulizador costal auxiliará no trabalho de aplicação de inseticida, somente quando houver incidência de casos. “Esperamos não precisar usá-la, mas estamos preparados e equipados para fazer o combate do vetor”, explicou o Agente de Endemias Daniel Woiciechowski.
“A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade. Ações simples do nosso dia a dia evitam a infestação do Aedes aegypti. O município faz sua parte e esperamos que a população colabore fazendo a sua”, complementou o agente.
No ano passado foram confirmados três casos importados de Dengue e na ocasião, por meio de bomba costal, as residências dos moradores positivados e num raio de 150 metros em áreas prioritárias foi realizada a aplicação do inseticida fornecido pela 17ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Combate ao Mosquito Aedes Aegypti
A Vigilância Ambiental em Saúde, realiza diariamente uma série de ações visando eliminar criadouros e a infestação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças como a Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana. Além das vistorias em imóveis, é feita também em pontos estratégicos.
Quando o foco do mosquito é encontrado, a equipe do Controle de Endemias vai até o local e faz o tratamento com larvicidas para a eliminação de possíveis criadouros, além disso, é feita a demarcação e vistoria, onde todas as residências e terrenos baldios são revistados nessa área para impedir a proliferação do mosquito.