O mês de novembro chegou e a campanha de Novembro Azul vem com ele! A campanha tem como o objetivo conscientizar a população masculina a respeito da sua saúde integral, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Chiapetta, neste mês de novembro, vai disponibilizar atendimentos no período noturno para facilitar o acesso aos homens que trabalham durante o dia.
Os atendimentos serão realizados nas quintas-feiras, e tiveram início ontem (10), das 18h às 20h, na Unidade Básica de Saúde (UBS). Estão sendo ofertados atendimentos de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B e C), solicitação de exames laboratoriais, consulta médica e consulta odontológica. As consultas ocorrem com agendamento na recepção da Unidade Básica de Saúde ou pelo telefone 3784-1034.
A exemplo do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde se preocupa em proporcionar um espaço diferenciado de atendimento aos públicos feminino e masculino e, portanto, solicita aos homens que procurem a Unidade Básica de Saúde e realizem um check-up, pois a saúde merece atenção e cuidado.
Campanha Novembro Azul no Brasil
Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.
Sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
Estatísticas indicam que:
Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.
Um em cada seis homens é alvo da doença.
Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.
Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.
É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.
A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.
Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer. E 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.
Mas, quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns – que como já dito anteriormente só aparecem na fase avançada da doença – são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.
Prevenção
Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.
Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.