Início » Saúde » Rede Bem Cuidar dá início aos encontros grupais nas comunidades do interior do município

Rede Bem Cuidar dá início aos encontros grupais nas comunidades do interior do município

postado em: Saúde

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde que integram a equipe da Rede Bem Cuidar (RBC) se deslocaram na terça-feira (05), até a Nova Conquista para o primeiro encontro grupal da rede. Durante a tarde, idosos acima de 60 anos da comunidade foram recepcionados no ginásio, local onde participaram de diversos atendimentos.

Inicialmente a equipe realizou a apresentação do Programa Rede Bem Cuidar aos participantes. Proposta com foco na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável. Em seguida, cada usuário pode ser atendido pelos profissionais da saúde. As equipes organizadas em semicírculo, ofertaram atendimentos em nove especialidades, desde aferição da pressão alta e glicemia, passando por atendimento de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, práticas integrativas e complementares em saúde, bem como avaliação nutricional, psicológica, odontológica, farmacêutica e médica.

A iniciativa dos encontros da RBC tem como objetivo se se aproximar das comunidades, buscando contemplar de forma mais efetiva as demandas e a realidade de cada localidade, assim como proporcionar em um só local a oportunidade de atendimento de diversas especialidades. A Secretária da Saúde Cleomara Bertaso avalia de forma positiva o primeiro encontro. “Ficamos bem felizes porque os idosos acima de 60 anos compareceram e conseguimos realizar um trabalho preventivo, que é o objetivo da Rede Bem Cuidar. Nossa expectativa foi superada, as pessoas acolheram o nosso chamado. Foi uma tarde bem produtiva, de aprendizagem e saímos de lá com diversos encaminhamentos e ações que devemos realizar em nossa Secretaria”, destaca.

A ideia é realizar encontros grupais como este nas demais comunidades do interior. Inclusive o próximo encontro já tem data marcada. Será no dia 19 de abril para idosos acima de 60 anos da comunidade São Judas Tadeu.