Início » Saúde » Outubro Rosa: Secretaria da Saúde vai oferecer atendimento noturno às mulheres

Outubro Rosa: Secretaria da Saúde vai oferecer atendimento noturno às mulheres

postado em: Saúde

Outubro Rosa é conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. Visando oportunizar às mulheres horário diferenciado para que possam fazer um check-up de sua saúde, durante esse mês a Secretaria Municipal da Saúde estará promovendo atendimentos noturnos, ofertando exames clínicos de mamas e outras especialidades.

Os atendimentos estão previstos para os próximos dias 14 e 18 de outubro, das 18h30 às 20h30, na Unidade Básica de Saúde. Entre os serviços ofertados: encaminhamento para mamografia, exame citopatológico (preventivo), Testes Rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e atendimento odontológico. Para participar é necessário agendamento na UBS ou por meio do telefone (55) 3784-1034.

Como forma de conscientização, a Secretaria da Saúde também estará durante todo o mês de outubro veiculando nas redes sociais da Prefeitura de Chiapetta relatos de pessoas da comunidade, especialmente mulheres, que receberam o diagnóstico de câncer de mama. Nos depoimentos, os participantes detalham como receberam o diagnóstico, tratamento e como superaram a doença. O objetivo é conscientizar a comunidade para a prevenção ao câncer de mama, a importância do autoexame e da mamografia.

“Esperamos conscientizar as mulheres para a importância de buscar atendimento, não só neste mês e sim o ano todo. Mas em especial neste Outubro Rosa, que elas possam aproveitar a oportunidade que está sendo oferecida e se dirijam até a UBS, pois a equipes estarão de portas abertas para bem atender e dar encaminhamento se necessário. Quanto mais rápido o câncer de mama for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura”, ressalta a Secretária da Saúde, Cleomara Bertaso.