Início » Agricultura » Alimentos do PAA são entregues às instituições do município

Alimentos do PAA são entregues às instituições do município

Pelo menos 1.000 pessoas são diretamente beneficiadas pelo programa

A Administração Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram entregando na última quarta-feira (19), as doações de alimentos provenientes da Agricultura Familiar às instituições cadastradas junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O ato ocorreu no centro múltiplo uso da praça Carlos Chiapetta e contou com a presença dos agricultores familiares, representantes de instituições, coordenadores do programa e do Prefeito Municipal Eder Luis Both.

O Programa de Aquisição de Alimentos visa assegurar o direito à alimentação adequada às pessoas assistidas por instituições beneficentes, além de promover e incentivar a agricultura familiar. Para isso, o programa compra alimentos produzidos por agricultores familiares e os destina às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional e a entidades socioassistenciais. Segundo o Prefeito Eder Luis Both, uma iniciativa em que todos ganham. “As instituições ganham alimentos de qualidade e sem custos, os agricultores são beneficiados pois estão produzindo e é um mercado a mais que se abre, e o município também ganha vendo o desenvolvimento da sua comunidade”, destaca Both.

Para o ano de 2019, foram disponibilizados R$ 100 mil pelo Ministério do Desenvolvimento Social para impulsionar o programa. Os produtos produzidos por onze agricultores familiares são repassados à seis entidades do município de Chiapetta, promovendo o acesso a frutas e verduras de qualidade. Entre as instituições contempladas: a Associação Hospitalar Chiapetta, Escola Estadual Anchieta, Escolas de Educação Infantil Bem Me Quer e Pequeno Príncipe, EMEF Professora Lorette Fanck e o Cras. Pelo menos 1.000 pessoas são diretamente beneficiadas pelo programa. A Secretária da STHAS, Fernanda Maçalai Both, e a Coordenadora do PAA, Camila Mattioni, agradecem a todos que se empenharam para a execução do Programa.

Na entrega dos alimentos, o Presidente da Associação Hospitalar Chiapetta, Luis Minuzzi Stopiglia agradeceu as doações que vêm sendo feitas através do PAA e também pela comunidade Chiapettense. O presidente da AHC acredita que os alimentos qualificam ainda mais o cardápio, sem contar no fôlego financeiro proporcionado à entidade. “Como todos sabem, os hospitais, não somente o nosso, estão em crise, principalmente os HPPs. Graças a isso (programa e doações da comunidade) nós temos conseguido levar o hospital adiante. A crise é grande, o dinheiro é bem contadinho para a gente fazer com que o hospital funcione e atenda bem nossos pacientes, por isso nosso muito obrigado”, argumenta.

Contente com a inclusão da Escola Estadual Anchieta no PAA, a diretora Cátia Janke destaca o aumento da quantidade de merenda oferecida aos estudantes, além de auxiliar a questão financeira. “Agradecer por terem lembrado de incluir a escola do Estado no projeto. Nós já percebemos a diferença na quantidade de merenda oferecida para as nossas crianças e eles também já perceberam. Temos frisado nas reuniões com o Conselho Escolar, CPM, Clube de Mães e Grêmio Estudantil para que eles disseminem para todos esse feito positivo que a Administração Pública está fazendo pela Escola Anchieta. Os recursos são pouquíssimos. A alimentação das crianças é em torno de R$ 0,31 ao dia por aluno. Fizemos uma “ginástica” muito grande para poder fornecer uma alimentação minimamente adequada para os nossos alunos e, certamente, isso vai significar até uma fartura no prato deles”, enfatiza a diretora.

Organização

O Programa de Aquisição de Alimentos em Chiapetta teve seus primeiros passos no final do ano de 2018. Na oportunidade, os agricultores familiares do município foram convidados a participar do projeto. As famílias interessadas em fornecer produtos foram cadastradas e neste ano foi possível dar início as entregas do PAA.

A ação do governo federal é gerenciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social responsável pelo cadastro dos produtores, das instituições, coleta e distribuição dos alimentos. Já a Secretaria Municipal da Agricultura e a Emater são responsáveis pela assistência técnica aos agricultores familiares, auxiliando no processo de produção dos alimentos, além de no primeiro momento terem ido em busca dos produtores para participarem no projeto.