Início » Administração » Lançado Projeto de Incubação de Empresas no município de Chiapetta

Lançado Projeto de Incubação de Empresas no município de Chiapetta

postado em: ACIC, Administração

Na manhã da última sexta-feira, 31 de maio, a Administração Municipal juntamente com a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Chiapetta (ACIC), Unijuí, SEBRAE e HNK Consultoria, estiveram apresentando o Projeto de Incubação de Empresas. O lançamento ocorreu nas futuras instalações da Incubadora (antigo clube 25 de julho), espaço que recebeu autoridades, empresários, futuros empreendedores e comunidade em geral.

A proposta da Incubadora de Empresas no município de Chiapetta objetiva fomentar o empreendedorismo, bem como a geração de emprego e renda no município. Para isso, pretende-se disponibilizar salas comerciais gratuitamente, com despesas de internet, água, luz, limpeza e consultorias empresariais aos empreendedores selecionados a partir de edital de seleção, lançado e explanado durante a programação.

A iniciativa, nascida ainda em 2017 em uma das reuniões com a ACIC e um grupo de empresários, busca oferecer oportunidade para quem quiser dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo. Para o Prefeito Eder Luis Both, “muitas vezes o custo para se iniciar um negócio é um empecilho para muitos empreendedores, pois quem vai empreender não tem a certeza se a ideia vai dar certo. A incubadora é um espaço que servirá tanto para empresários, quanto para pessoas físicas ou jovens que tenham uma ideia e que queiram experimentar”, destaca o prefeito, satisfeito em poder lançar o projeto.

Além do lançamento, durante a programação foi realizado o ato de assinatura do contrato de prestação de serviços da Unijuí com o município de Chiapetta. A universidade é responsável pelo desenvolvimento do plano de trabalho para criação da incubadora de empresas, assessoria e monitoramento.

Lançamento do Edital de Seleção

Durante evento de Lançamento do Projeto de Incubação de Empresas, o diretor da HNK Consultorias, Luis Afonso dos Santos, esteve apresentando o Edital de Seleção de propostas de empreendimentos. A empresa contratada pela Unijuí será responsável por auxiliar no processo de inscrições e elaboração dos planos de negócios.

O prazo de inscrições para o processo de seleção das propostas de empresas a serem incubadas teve início na sexta-feira, 31 de maio, e encerra no próximo dia 14 de junho.  Interessados devem realizar a inscrição no prédio da Prefeitura Municipal, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Edital completo no endereço eletrônico: www.chiapetta.rs.gov.br .

Case de Inspiração

Com o objetivo de incentivar futuros empreendedores do município e compartilhar experiências de pessoas que já participam do processo de incubação, foi apresentado durante o evento, o case da DOLED. A empresa, situada no município de Ijuí, é especializada em soluções de iluminação LED voltada para o aquarismo e é umas das incubadas da CRIATEC – Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí.

A apresentação da empresa foi realizada pelo proprietário João Weber. O jovem, de 27 anos, graduado em Engenharia Elétrica conta que seu negócio iniciou na garagem de sua casa, enquanto ainda estava na faculdade. “Eu consegui passar no edital de incubação da Unijuí e, então, a Universidade começou a me apoiar durante esses três anos. Hoje estou graduado e possuímos sede própria da empresa”, lembra o empreendedor.

De acordo com Weber, o apoio dado pela incubadora permitiu o desenvolvimento e crescimento do empreendimento com maior segurança. “A incubadora nos proporcionou um berço da empresa durante seu início, auxiliando juridicamente e com o plano de negócios, o qual é muito importante, pois normalmente o empreendedor começa sua ideia somente na cabeça e não planeja. Assim o risco da empresa fechar é grande”, enfatiza o proprietário.

O jovem empreendedor finalizou a sua fala motivando os futuros empreendedores chiapetenses para que corram atrás das oportunidades que são oferecidas. “Busquem, vão atrás, planejem e venham até a incubadora de Chiapetta para implantar sua ideia e levá-la para frente”.