Início » Meio Ambiente » Assinado contrato de financiamento para adoção de Sistema Fotovoltaico e Iluminação Pública de LED

O Prefeito Municipal Eder Luis Both assinou durante a manhã de terça-feira (28), o contrato de financiamento com o Banco do Brasil (BB) para adoção de Sistema Fotovoltaico e Iluminação Pública com a tecnologia LED. O ato ocorreu no Gabinete Municipal onde estiveram presentes os representantes do BB e o vereador Joel Pires Corrêa.

O projeto inovador terá investimento no valor total de R$400 mil e tem como finalidade, a instalação de 240 painéis solares, os quais serão instalados no telhado do Centro Múltiplo Uso e a substituição de lâmpadas tradicionais, pela iluminação pública com a tecnologia LED.

No caso do sistema fotovoltaico, a adoção tem como finalidade a redução de custos com a energia elétrica do município. Para se ter ideia, conforme cálculo efetuado, a economia pode chegar a mais de R$4 mil mensais nas faturas de energia elétrica dos prédios públicos. Por meio da energia solar será possível a produção de energia elétrica de maneira limpa, renovável, sustentável e ambientalmente benéfica para a sociedade.

Já o investimento na iluminação pública com a tecnologia LED tem como prioridade a Praça Municipal e a Avenida Ipiranga, por se tratar de um ponto de lazer do município e também ruas que abrangem um grande fluxo de veículos e pedestres. O projeto também objetiva a redução nos custos com energia, traz melhora nos índices de iluminação noturna e de segurança as pessoas, tudo isso somado a eficiência, durabilidade e economia no consumo e manutenção.

Para o prefeito Eder Luis Both, uma satisfação saber que o município está autorizado a proceder a licitação dos dois projetos. “Iniciativas inovadoras que além da economia aos cofres públicos, vêm ao encontro da necessidade de cuidar do planeta, buscar a sustentabilidade e preservação do ambiente”, destaca.  Encaminhados ainda no ano de 2018, os projetos passaram pela aprovação da Câmara de Vereadores, e, agora, após a assinatura e encaminhamento à licitação, nos próximos meses se dará o início da implantação da iluminação pública de LED e instalação de sistema fotovoltaico.