Início » Saúde » Prefeito trata da liberação de recursos para a área da saúde e Hospital do município

postado em: Saúde

Durante a quarta e quinta-feira, 09 e 10 de janeiro, o Prefeito Municipal, Eder Luis Both esteve cumprindo agenda em Porto Alegre. A viagem teve como objetivo o acompanhamento de pleitos de interesse do município e da comunidade junto ao Governo do Estado.

Em conversa com a Secretaria Estadual da Saúde, comandada neste governo pela Secretária Arita Bergmann, entre os principais assuntos discutidos foi em relação as dívidas do estado com o município. De acordo com o prefeito, o valor devido ao município de Chiapetta é referente a vários programas, convênios que o município faz com o estado e que não são pagos, dada a situação financeira precária do Governo. Durante a audiência foi encaminhada a questão do pagamento e liberação para que o município possa continuar prestando serviços, já que conforme Eder ressalta, “cada vez mais aumentam as demandas na área da saúde e nós estamos tentando sempre resolver todas as situações que surgem envolvendo cidadãos de Chiapetta, mas os recursos financeiros estão cada vez mais escassos, principalmente, porque o estado não tem pago e tem acumulado dívidas enormes com todos os municípios, e com Chiapetta não é diferente”.

Na oportunidade, o prefeito aproveitou para discutir a situação dos hospitais. O município de Chiapetta conta com uma UBS para atendimento da atenção básica e um HPP (Hospital de Pequeno Porte) para os primeiros atendimentos, porém em algumas situações os pacientes precisam de encaminhamento para Hospitais Regionais, e que devido também aos atrasos do estado alguns estão em greve e outros estão negando atendimento. Conforme relato do Prefeito, “muitos pacientes estão ficando na fila sem atendimento, a não ser que alguém pague de forma particular ou através do município”.  Como o estado não tem cumprido com as suas obrigações, resta ao município encontrar soluções, como tem feito, ajudando da forma que for possível, mas ressalta  que sem a liberação desses recursos financeiros “nós ficamos muito limitados”.

Outra pauta discutida e que esbarra na falta de recursos refere-se à Consulta Popular. Votada em 2017 pela comunidade, o valor de R$33 mil está aprovado e deveria ter sido repassado ainda em 2018. Os recursos serão utilizados na compra de uma série de equipamentos para a lavanderia da Associação Hospitalar Chiapetta, uma exigência para o hospital continuar funcionando e atender questões exigidas pela vigilância sanitária. O projeto está aprovado e o convênio certo e licitado, inclusive contará com contrapartida da prefeitura de mais R$20 mil, porém o recurso do estado está trancado até o momento.

Após a audiência realizada na Secretaria Estadual de Saúde, o prefeito Eder espera que o mais breve possível sejam realizadas as liberações de recursos.