Início » Sem categoria » Em entrevista, Prefeito Eder destaca encontro com o Secretário Estadual da Segurança Pública e o sistema de videomonitoramento no município

postado em: Sem categoria

Na última quinta-feira, 26, a região Celeiro esteve recebendo a visita do Secretário de Segurança Pública, César Schirmer. O encontro ocorreu no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, onde na oportunidade foi apresentada a proposta de instalação do Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIM).   O prefeito Eder Luis Both concedeu entrevista à Rádio Província de Tenente Portela, falando sobre a visita do secretário e sobre o sistema de videomonitoramento implantado no município de Chiapetta desde 2017.

O Prefeito e Presidente da Amuceleiro Eder Luis Both iniciou a entrevista relatando sobre a reunião que contou com a participação de prefeitos e do Secretário Cesar Schirmer. Para Eder, de grande importância, tendo em vista que, até algum tempo atrás, se acreditava que os problemas da segurança pública eram restritos aos grandes centros, porém hoje, infelizmente, outras regiões do estado também estão tendo que enfrentar. Problemas como a falta de efetivo, veículos e equipamentos, devido à crise do estado.

De acordo com os números apresentados na reunião, o déficit de policiais na Brigada Militar é superior a 50% da demanda. Na impossibilidade do governo suprir toda essa demanda, embora tenha chamado policiais, tem feito concurso, mas não chegando a quantidade ideal, a tecnologia tem sido uma grande aliada, enfatiza Eder.  “Sabemos que as grandes organizações criminosas tem se modernizado, estão se equipando e o Governo e a sociedade civil, organizada pelas administrações públicas, municipais, estaduais e federais e municipais precisam usar também da modernidade e da tecnologia. E o videomonitoramento tem sido um projeto articulado pelo governo do estado, em parcerias com prefeituras, onde se visa realizar um cercamento eletrônico”, explica.

Sobre a implantação do sistema de videomonitoramento, o prefeito destaca que na cidade de Chiapetta já existem em torno de dez câmeras funcionando.  O município já assinou o Termo de adesão ao SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), o qual buscará a criação de centrais regionais para monitoramento das imagens em tempo real. Pelo projeto, estão sendo criadas 25 centrais regionais no interior do Rio Grande do Sul, as quais deverão ser monitoradas por policiais da reserva, segundo compromisso do estado.

Eder relata que no município as imagens são gravadas e o comando do 7º BPM em Três Passos tem acesso. A iniciativa de monitoramento tem dado resultados positivos juntamente com outras ações em conjunto definidas durante audiência pública com a Câmara de Vereadores, autoridades policiais e a comunidade.

Para finalizar a entrevista, o prefeito considera que a tecnologia é estatisticamente o caminho, o que também foi comprovado durante reunião. “Ainda não é o mundo ideal, temos muito a trilhar neste caminho, mas encontramos a direção. O videomonitoramento, a tecnologia é o caminho para combater de forma organizada a criminalidade na nossa região e em todo o estado, ainda mais na nossa região que é de fronteira”.