Início » Saúde » Campanha contra Paralisia Infantil e Sarampo inicia na próxima segunda-feira (06)

Campanha contra Paralisia Infantil e Sarampo inicia na próxima segunda-feira (06)

postado em: Saúde

O Ministério da Saúde lançou na terça-feira (31), a Campanha Nacional de Vacinação. A partir de segunda-feira, dia 6 de agosto, crianças entre 1 e menores de 5 anos devem vir ao posto de saúde receber a vacina contra a poliomielite e o sarampo mesmo se já tomaram o imunizante anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias).

Entre os objetivos da campanha, vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto (sábado), acontece o Dia D de mobilização. A meta é alcançar a vacinação em pelo menos 95% do público alvo.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Segundo a Enfermeira Cristiane Maçalai, responsável pelo Programa de Imunização do município de Chiapetta, “não se trata somente de prevenção de doenças, e sim também bloqueio e proteção individual e em grupo, por isso a importância de vacinar”. No município, de acordo com levantamento, 188 crianças devem receber as doses das vacinas. A vacinação ocorre junto a Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, durante horário de expediente.