Início » Administração » 8ª Amostra do Vinho Artesanal premia os melhores vinhos do município

8ª Amostra do Vinho Artesanal premia os melhores vinhos do município

postado em: Administração

A produção de vinhos da Terra da Produtividade esteve em evidência no último sábado, dia 28. Organizada pela Associação Relembrando o Passado, Emater/ASCAR e Administração Municipal, a 8ª edição da Amostra do Vinho Artesanal reuniu 15 produtores de vinho e 25 amostras nas categorias branco e tinto, avaliadas por jurados e pelos próprios vinicultores.

A divulgação e a premiação aos vencedores foram realizadas durante o jantar promovido pela Associação Relembrando o Passado. “A Amostra do Vinho vai muito além da competição. O evento proporciona às famílias a integração e incentiva a diversificação da produção na agricultura familiar”, disse o Prefeito Eder Luis Both. Além disso, o evento é uma forma de valorização aos produtores que já produzem o vinho artesanal e estímulo para que mais pessoas iniciem a produção do vinho, uma bebida milenar e saudável, que pode ser também uma fonte de renda.

Na avaliação do Engenheiro Agrônomo do Escritório da Emater de Alegria Arlindo de Almeida, um dos jurados da competição, os vinhos participantes nesta edição são, em geral, de boa qualidade. Arlindo destacou o potencial de produção e consumo de vinho do município, que segundo ele, faz muito bem para a saúde e ao mesmo tempo pode ser uma fonte geradora de renda para as famílias. O Gerente Regional da Emater de Ijuí, Carlos Turra, enfatizou a questão das agroindústrias no meio rural, mostrando que além do vinho, outras oportunidades se apresentam, como as agroindústrias de sucos, geleias e afins, produzidos também com a uva.

Nessa edição, além das categorias vinho branco e tinto, foi adicionada a categoria de Boas Práticas de fabricação e Apresentação do Vinho Artesanal. Para o Escritório Municipal da Emater, o título é uma forma de estímulo para qualificar ainda mais os quesitos de boas práticas de processamento, armazenagem e apresentação. O ganhador do prêmio foi o vinicultor Gilson do Nascimento.

Vencedores da 8ª Amostra do Vinho Artesanal de Chiapetta:

Vinho Branco:

1º Frederico Thomazack