Início » Saúde » PIM recebe materiais lúdicos para realização de visitas domiciliares

PIM recebe materiais lúdicos para realização de visitas domiciliares

postado em: PIM, Saúde

O Programa Primeira Infância Melhor do município de Chiapetta recebeu na quarta-feira, 06, diversos materiais lúdicos a serem utilizados durante as visitas domiciliares da equipe. A aquisição visa o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar das crianças.

Entre os materiais, fantoches, blocos de construção, pranchas das cores, quebras cabeças, jogo de trilha, família terapêutica – inclusão social, dominós, tapete, entre outros jogos lúdicos. A equipe do PIM acredita que a realização de atividades lúdicas qualifica as relações familiares e comunitárias e contribuem para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano.

Em Chiapetta, as visitas do PIM são realizadas por meios das modalidades de atenção individual e grupal complementadas por abordagem comunitárias e destinadas as famílias com crianças de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias de idade, bem como as gestantes vinculadas ao programa. A modalidade dirigida às crianças e gestantes é semanal, feita nas residências e com duração de aproximadamente uma hora de visita. Ao todo, são atendidas mais de 80 famílias no município.

Entre as atividades realizadas pelo PIM estão:

– Elaboração conjunta de planos singulares de atenção e cuidados às famílias com as equipes municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, entre outras;

– Busca ativa de gestantes para encaminhamento ao pré-natal, bem como na identificação de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social;

– Orientações que incentivem o aleitamento materno e a nutrição saudável às famílias com gestantes e crianças;

– Promoção da atenção e cuidado em saúde às famílias e comunidades;

– Ações em rede com visitas à prevenção da mortalidade materna e infantil;

– Promoção da atenção e cuidado em saúde às famílias e comunidades;

– Ações em rede com vistas à prevenção da mortalidade materna e infantil;