Início » Administração » Prefeito Eder e vereadores vão à Brasília em busca de recursos para o município

Prefeito Eder e vereadores vão à Brasília em busca de recursos para o município

postado em: Administração

De 19 a 21 de fevereiro, o Prefeito Eder Luis Both , acompanhado dos vereadores Enio Alberto Delatorre (Presidente da Câmara de Vereadores) e Valmir Rochinheski empreenderam viagem a capital do país em busca de recursos e encaminhamentos de propostas para o ano de 2018 junto ao Governo Federal. A ida à Brasília ocorreu durante período que parlamentares utilizam para indicar emendas para os ministérios e dessa maneira, a comitiva buscou conquistar o máximo de projetos para o município. Durante período que o prefeito esteve em viagem, o vice-prefeito Celço Paulo Beier assumiu os trabalhos frente à prefeitura municipal.

A viagem, segundo o Prefeito Eder Both, serviu para acompanhar projetos em andamento e para encaminhar novos para o ano de 2018. Para os vereadores, a viagem a capital foi exitosa, pois “visitamos praticamente todos os parlamentares que tem um envolvimento com o nosso município, tanto senadores, quanto deputados federais”. Entre os encaminhamentos, projetos na área do esporte, saúde, agricultura, educação, entre outros, que se confirmados beneficiarão o município. Como dependem de tramitação, Eder prefere anunciar as propostas quando confirmadas, embora os parlamentares tenham assumido compromisso em destinar recursos para Chiapetta na ordem de mais de R$ 1 milhão.

Além do encaminhamento de novos projetos, que se aprovados devem tramitar durante 2018 para pagamento em 2019, neste ano deverão ser liberados os recursos encaminhados em 2017, “como por exemplo, uma retroescavadeira nova já licitada, construção do asfalto, Centro de Eventos que será ao lado da escola Lorette Fanck e aquisição de van para transporte de pacientes, explica Eder .O Prefeito entende que o processo funciona de forma demorada, porém acredita que “se a gente não planta hoje, não vai colher  amanhã” .

Crise do leite e Cotrijuí

A comitiva aproveitou a viagem e participou de várias audiências para tratar da crise do setor leiteiro e a situação da Cotrijuí. De acordo com o prefeito Eder, que também preside a Amuceleiro, as pautas receberam apoio de vários deputados,e senadores. A crise do leite na Região Celeiro rendeu pronunciamento da senadora Ana Amélia Lemos na tribuna do Senado. Na região mais de 500 famílias abandonaram a atividade no último ano e mais de R$ 125 milhões deixaram de girar no comércio regional. Posterior à viagem, foi incluída na pauta de uma reunião da Comissão de Endividamento do Congresso Nacional a crise do leite na região Celeiro. Reunião que ocorreu no último sábado, 24, de onde saíram vários encaminhamentos que serão tratados junto ao Congresso Nacional e Governo do Estado.

O prefeito relata que apesar da pequena melhora no setor na última semana, ela é ainda muito “tímida” frente aos enormes prejuízos obtidos no último ano principalmente. Mesmo assim, Both segue otimista, buscando estar lado a lado com os produtores,. Conforme ele, dentro do município “o que nos compete é tentar amenizar a dificuldade dos produtores e auxiliar na redução de custos, executando projetos como  subsídios de sêmen, aquisição e distribuição de calcário, com a construção dos pisos nas salas de espera, disponibilização de veterinário para atendimento, máquinas para a patrulha agrícola, o que vem sendo feito”. Quanto à questão de preço que é o principal dificultador, esclarece que “é uma questão macro, relacionado com a economia, e nós temos que mexer com os governantes a nível estadual e federal, para que mudem as políticas e isso estamos fazendo. Sensibilizamos vários parlamentares e estamos trabalhando e pressionando para que as mudanças efetivamente aconteçam”, conclui.

Quanto a Cotrijuí, a administração vem intermediando várias negociações, buscando sempre a melhor e mais pacífica solução para os produtores locais, contando com apoio de grupo de agricultores, empresários e autoridades políticas, porém sem holofotes, “pois acreditamos na capacidade de união dos nossos produtores e de recuperação da cooperativa. Estamos atuando incansavelmente pela causa, porém tomando todo o cuidado para que vaidades políticas não interfiram, nem atrapalhem o andamento dos trabalhos”, destaca o prefeito.