Início » Saúde » Capacitação de Agentes de Saúde, Vigilância Ambiental e Sanitária trata do Combate ao Aedes Aegypti

postado em: Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Chiapetta desenvolveu no último dia 16 de fevereiro, capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Combate a Endemias e Vigilantes Sanitários. A iniciativa considera a necessidade de qualificação de todos os profissionais envolvidos na área da Vigilância Ambiental e contou com a coordenação do Fiscal Sanitário Juarez Zanella para tratar do tema ‘Combate ao Mosquito Aedes Aegypti’.

A qualificação teórica e prática ocorrida na câmara de Vereadores  durante a manhã e a tarde contemplou o ciclo de vida do mosquito, principais criadouros, atividades de campo e documentação para registro das atividades para alimentação dos sistemas de informação. Para o Fiscal Sanitário, a qualificação da Vigilância em Saúde é de fundamental importância para a melhoria nos serviços desenvolvidos pela Vigilância Ambiental, sendo no momento priorizado o combate ao mosquito Aedes Aegypti através do serviço de campo dos Agentes de Combate a Endemias e recentemente com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde que tem entre suas atribuições a função de orientar a população e realizar diversas atividades de combate ao mosquito e demais endemias.

De acordo com o Secretário da Saúde, Lisandro Franco Pires, o objetivo da Gestão Municipal é contemplar a adequação de suas atividades as novas legislações vigentes garantindo a implantação da Política de Educação Permanente e através dela qualificar e melhorar a Política de Atenção Básica. Sendo priorizado o trabalho em equipe bem como o envolvimento de todos os profissionais nas diferentes políticas de saúde. É de fundamental importância à qualificação de todos os trabalhadores para o bom desenvolvimento dos serviços oferecidos a população, sendo a Atenção Básica a garantia do acesso de todos os munícipes para a rede de atenção a saúde.