Início » Saúde » Emater e Vigilância Sanitária discutem estratégias para melhorar qualidade da água de comunidades rurais

Emater e Vigilância Sanitária discutem estratégias para melhorar qualidade da água de comunidades rurais

postado em: Saúde

Na quarta feira, 08, se reuniram a Emater/ASCAR e os Agentes da Vigilância Sanitária do município de Chiapetta para construir estratégias para o trabalho entorno da melhoria da qualidade da água nas comunitárias do interior do município. Segundo a agente sanitária, Sivana Dortelmann, isso é necessário frente aos indicadores sobre a qualidade da água das redes onde mais de 50 % amostras apresentam algum índice de contaminação.
Segundo a Emater, “discutir água é discutir vida”. Tudo gira entorno do acesso à água de qualidade, tanto para a manutenção e consumo humano quanto para uso animal, ainda mais em uma das mais importantes cadeias de produção como a do leite e suíno.
Ainda segundo o Engenheiro Agronomo da Emater, Dhonathã Rigo, o acesso a redes comunitárias qualificou significativamente a água utilizada nas residências rurais, por outro lado, fez diminuir a vigilância e os cuidados que os agricultores tinham comparados a época em que utilizavam nascentes e fontes para uso domestico e animal. É evidente a negligencia entorno da proteção dos poços artesianos, nascentes e pequenos córregos com vários casos de acesso de animais no locais, uso de agrotóxicos e outras ações que podem comprometer a qualidade da água disponível nas propriedades, tanto de poço profundos ou da água superficial menciona Rigo.
Uma das ações discutida é a realização de encontros nas comunidades e associações de água para problematizar sobre o Impacto da qualidade água sobre a saúde humana e as Alternativas para tratamento, como pode ser observado na proposta do primeiro encontro a ser realizado na Comunidade da Nova Conquista.
Local: Salão Comunitário da Nova Conquista
Data: 08 de Dezembro de 2017
Convidados
Impactos da qualidade da água para promoção da saúde: Farmacêutica da 17 Coordenadoria de Saúde, Ijuí
Realidade dos poços e o monitoramento da qualidade da água nas comunidades Rurais: Vigilância Sanitária do município de Chiapetta
Troca de experiência sobre as alternativas de tratamento individual e coletivo: Emater/ASCAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *