Início » Educação » REDE promove conversa com Promotora de Justiça nas escolas

REDE promove conversa com Promotora de Justiça nas escolas

postado em: Conselho Tutelar, Educação

Durante a manhã desta quarta-feira, 09, os alunos das Escolas Professora Lorette Fanck e Anchieta participaram de conversa com a Promotora de Justiça da Comarca de Santo Augusto, Marceli Preis. Promovido pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do município, o momento de discussão teve como objetivo abordar o tema “Responsabilidades”.

O encontro nas escolas foi realizado em dois momentos. Primeiramente, a conversa se deu no auditório da escola Professora Lorette Fanck e após, a promotora falou aos alunos da Escola Anchieta, no espaço da Câmara de Vereadores.  Durante explanação, a promotora Marceli Preis, destacou as consequências jurídicas e extrajurídicas, com ênfase no tema da violência no âmbito escolar, já que os números são alarmantes, não apenas na comarca, mas em todo o Brasil.

A promotora explica que, principalmente, os adolescentes precisam ter a consciência de que seus atos, sim, refletem no aspecto do futuro e em vários outros. Não somente no ato infracional e no processo, mas também em razão de sua própria conduta na própria escola. Além disso, explana que a educação deve ser ensinada em casa, pela família. Já a escola, cabe a função de dar continuidade na formação de cidadãos. Falou ainda aos alunos sobre a importância da formação profissional, organização, disciplina e respeito perante professores, colegas e idosos.

A REDE de Proteção à Criança e ao Adolescente é formada por representantes de secretarias, entre elas: saúde, educação e assistência social, escolas municipais e estadual, Brigada Militar e Conselho Tutelar. No município, a Rede se reúne para discutir temas voltados as crianças e aos adolescentes, e foi durante um desses encontros que surgiu o interesse de convidar a Promotora de Justiça para falar sobre o tema.