Início » Educação » Palestra aborda o tema “Os caminhos da empregabilidade”

Palestra aborda o tema “Os caminhos da empregabilidade”

postado em: Educação

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a direção da Escola Municipal Professora Lorette Fanck promoveram na quarta-feira, 02, dentro da programação de aniversário da instituição de ensino, uma palestra para os alunos do 6º ao 9º ano. Realizada no auditório da escola e ministrada pelo representante do CIEE de Santo Ângelo, Elemar Antonio Lenz, a palestra abordou o tema “os caminhos da empregabilidade”.  A iniciativa tem como objetivo orientar alunos para o mercado de trabalho e destacar aspectos, principalmente, ligados ao comportamento.

Elemar Lenz, atua há 21 anos na inserção de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho e durante sua fala, compartilhou experiências voltadas para a orientação e desenvolvimento das competências comportamentais dos estudantes. Entre os pontos destacados, disciplina, respeito e cordialidade. Elemar explica que as dicas servem para o mercado de trabalho e além dele. Ou seja, é preciso praticar sempre. Lembrou ainda a importância da comunicação, uso das tecnologias para o saber, a questão do espírito empreendedor e clareou ainda a ideia “Cumprir com os compromissos x Ser comprometido”.

Além do compartilhamento de experiências, Elemar explicou que o adolescente a partir dos 14 anos pode buscar seu espaço no mercado de trabalho. Para tanto é preciso que tenha em mãos a carteira de trabalho, organize a documentação e faça o cadastro no site do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) pelo endereço www.ciee.org.br.  Conforme ele, a partir daí é possível ter uma oportunidade.