Início » Agricultura » 7ª edição da Amostra Municipal do Vinho Artesanal em evidência

7ª edição da Amostra Municipal do Vinho Artesanal em evidência

postado em: Agricultura

No último sábado, 29, a Administração Municipal, juntamente com a Associação Relembrando o Passado e Escritório Municipal da Emater/ASCAR promoveram mais uma edição da Amostra Municipal do Vinho Artesanal. Em sua 7ª edição, ao todo, 12 produtores inscreveram amostras de vinhos nas categorias vinho tinto e vinho branco. Neste ano, o concurso contou com um júri de especialistas e inovou, proporcionando aos agricultores a oportunidade de avaliar e, principalmente, conhecer o vinho dos demais participantes.

Durante solenidade de premiação aos vencedores, alguns dos especialistas falaram sobre a produção de vinho no município. Para o Engenheiro Agrônomo da Emater de Alegria, Alindo José Moura, a evolução da qualidade do vinho produzido no município vem acontecendo anualmente, principalmente, o vinho tinto. Na questão olfativa tanto vinho branco e tinto, em relação aos anos anteriores, se mantiveram. Arlindo destaca que no aspecto gustativo os vinhos eram muitos semelhantes, o que leva a crer que o processo adotado influiu na diferenciação. “Sabemos que somente 20% dos produtores fazem vinho próprio e os demais pegam matéria prima de fora, e que, provavelmente, o fornecedor da uva seja o mesmo de todos ou quase todos. Então o que diferenciou a qualidade dos vinhos deve ter sido o processo que cada um adotou em sua propriedade”, salienta.

Para o Diretor Adjunto da Emater Regional, Vito Cembranel, os vinhos produzidos no município de Chiapetta e avaliados durante a amostra estão no mesmo patamar de qualidade dos vinhos produzidos em outros municípios. E isso é bom. Destacou ainda a boa elaboração dos vinhos, parabenizando aos produtores, em especial, a aqueles que plantam e produzem o vinho. Vito concluiu sua fala indicando aos agricultores adotarem a levedura na fabricação, para dar maior qualidade e agregar o produto.

“Uma imensa alegria saber que a amostra de vinhos  já está em sua sétima edição”, salientou o prefeito Municipal Eder Luís Both durante cerimônia, destacando que a amostra artesanal do vinho tem como objetivo a confraternização, mas também vem para dar finalização ao processo que ocorre anualmente. Eder afirmou que a Administração, juntamente com a Secretaria e Agricultura e EMATER vem discutindo alternativas para a diversificação da produção rural do município e aproveitou para lançar um desafio aos produtores e a comunidade presente no evento interessada em produzir a uva. Segundo o prefeito, o município dará incentivo e subsídios para a compra de mudas e equipamentos, pois cerca de 90% da produção de uva vem de fora e seria interessante produzi-la aqui mesmo.

Conheça os ganhadores da 7ª Amostra Municipal do Vinho Artesanal:

Categoria Vinho Branco:

1º Dari Fasbinder

2º Frederico Thomzack

3º Valmir Rochinheski

Categoria Vinho Tinto:

1º Edimir Pommer

2º Gilson Nascimento

3º Ademar Both

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *