Início » Agricultura » Feira do peixe vivo da Semana Santa é sucesso de vendas

Feira do peixe vivo da Semana Santa é sucesso de vendas

postado em: Agricultura

A Secretaria Municipal da Agricultura promoveu na quinta-feira, 13, a 2ª feira do peixe vivo do ano. No município, a venda do produto é tradicional na semana santa e neste ano, comercializou 1.300 kg. Entre as espécies, húngara, capim, cabeça grande e prateado.

De acordo com o Secretário da SMA, Valdecir Dorn, um verdadeiro sucesso de vendas e de público. “Comunidade local e de outros municípios compareceu, valorizando assim os produtos advindos da agricultura familiar e incentivando a produção”, enfatiza. Durante a 2ª feira de peixe vivo do ano, o agricultor convidado foi Egon Boing, da localidade da Modelage. Valdecir lembra que mais feiras estão sendo pensadas. “Queremos que a comercialização seja realizada não somente na Semana Santa, mas sim, que seja uma prática feita o ano todo, não só porque gera renda extra aos agricultores, mas porque o consumo de peixe faz bem para a saúde”.

O consumo de peixe é saudável, pois apresenta menos calorias, contém proteínas, baixo teor de gorduras e é fonte de vitaminas A, B, D, cálcio e minerais. Além disso, é fonte de ômega 3, fortalece o sistema imunológico. Entre os benefícios do consumo de peixe, está a diminuição o aparecimento do mal de Alzheimer, enxaquecas crônicas, pressão alta, câncer, esquizofrenia, depressão, parto prematuro e diabetes. Faz bem ao cérebro e artérias, auxilia no combate da arteriosclerose e fortalece ossos. São tantas as propriedades benéficas, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de pescado.

Segundo o Escritório da Emater de Chiapetta, no município de Chiapetta, no mês de abril, o volume de peixes comercializados na feira, venda nas propriedades e venda direta ao consumidor gira em torno de 10.000 kg. Conforme levantamento, a região administrativa da EMATER de Ijuí, formada por 46 municípios, inclusive Chiapetta, 573.738 kg de peixe foram comercializados.