Início » Agricultura » Criado o Programa de Apoio a Infraestrutura Rural

Criado o Programa de Apoio a Infraestrutura Rural

postado em: Agricultura

A Câmara de Vereadores aprovou na última sessão ordinária, projeto do Poder Executivo Municipal que cria o Programa de Apoio a Infraestrutura Rural para a atividade de Bovinocultura de Leite no município de Chiapetta. A proposta tem como objetivo implementar ações no sentido de fortalecer o setor leiteiro criando condições de infraestrutura  nas propriedade rurais.

O programa visa a construção de ante-sala de ordenha nas propriedades rurais por meio da utilização de concreto usinado como forma de pavimentação. Dessa maneira, proporciona aos agricultores condições mais adequadas de trabalho, manejo do gado leiteiro e sanidade do animal, bem como incentiva e aumenta a produção, melhorando a qualidade do leite, viabilizando a permanência do agricultor na atividade e agregando renda aos produtores e a economia do município.

A proposta prevê a efetiva participação dos produtores de leite, coordenado pelo poder público municipal e integrado por órgãos técnicos, científicos, financeiros e de apoio. Além disso, será implementado com recursos do município, produtores de leite e sempre que possível do Governo do Estado. Para participar do programa é preciso que o agricultor familiar se cadastre na Secretaria Municipal da Agricultura e atenda a alguns requisitos.

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Agricultura estará construindo a título de experimento, seis salas de espera com recursos próprios e, posteriormente com recursos relativos à demanda da Consulta Popular, pouco mais de R$ 60 mil, serão investidos na construção de mais ante-salas. O projeto técnico já foi protocolado junto ao Governo do Estado e aguarda aprovação e liberação dos recursos para início da execução.