Início » Saúde » Secretaria Municipal de Saúde finaliza monitoramento da febre amarela

Secretaria Municipal de Saúde finaliza monitoramento da febre amarela

postado em: Saúde

Entre os dias 21 de fevereiro e 20 de março, a Secretaria Municipal de Saúde realizou monitoramento da Febre Amarela na Área Rural do município. Solicitado pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí, o trabalho realizado pela equipe de Agentes de Saúde, vacinadora e enfermeira teve como foco a prevenção da doença.

De acordo com a equipe que realizou o monitoramento, 436 residências da zona rural foram visitadas. Ao todo, 1.174 pessoas receberam as visitas. Destas, 915 pessoas foram encontradas com a Dose I da Febre Amarela e 24 pessoas com o esquema completo. Além disso, 34 pessoas foram vacinadas durante o monitoramento. Conforme levantamento faltam ainda para serem vacinadas 259 pessoas.

A vacina da febre amarela é feita em duas etapas, com intervalo de 10 anos, para imunizar. Portanto, adultos que já receberam 2 doses não precisam tomar mais nenhuma dose, pois teoricamente está protegido por toda a vida. Devem receber a vacina pessoas de 6 meses a 60 anos de idade que moram ou que vão viajar para regiões de risco. Importante saber que quem vai viajar deve receber a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a sala de vacina está aberta de segunda a sexta-feira, o dia todo, para que as pessoas façam a vacina, pois a Febre Amarela é uma doença que pode levar a óbito.