Início » Agricultura » Prefeito Eder e produtores discutem a cadeia do leite durante o programa de rádio A voz do Campo

postado em: Administração, Agricultura

No último sábado, 3 de fevereiro, um grupo de produtores de leite da região participaram no município de Ijuí do Programa de Rádio A Voz do Campo, para discutir a situação dramática do setor leiteiro no Estado e no país.

Entre os convidados para participar do programa, a produtora rural do município de Chiapetta, Sula Zardin. Ela que também é uma das representantes da Rede Construindo Leite – grupo que se estabeleceu em agosto de 2016, após queda repentina no preço do produto. Durante entrevista Sula destacou a importância da atividade leiteira para a economia das famílias, dos municípios e fez também um resgate da trajetória do movimento, nascido com o intuito de reunir produtores para que juntos lutem por melhorias no ramo, o que vem sendo feito.

A produtora rural apontou fatores que em seu ponto de vista prejudicam os produtores, sendo um dos principais, a importação. Segundo Sula Zardin, por enquanto, a Rede Construindo Leite conseguiu suspender por duas vezes o decreto do governo que incentivava a importação do leite. Ainda segundo ela, o produtor sabe produzir com eficiência e qualidade, o que falta mesmo é a luta pelo setor “da porteira para fora”, enfatizando o poder da união dos mesmos.

O Prefeito Eder Both também participou do programa, enfatizando a importância da atividade para a economia de Chiapetta, assim como em 60% dos municípios gaúchos. “Além dos benefícios diretos aos produtores, seus empregados e indústria, a bacia leiteira faz circular o dinheiro na cidade e o comércio se manter de forma mais ativa”, explica.  Em Chiapetta o setor conta com produção mensal de 1,2 milhão de litros e gera na economia do município, anualmente, o valor de R$18 milhões. A queda no preço no último ano, calculada em 40% representa R$500 mil por mês a menos circulando no comércio de Chiapetta.

O prefeito tem acompanhado a Rede Construindo Leite em audiências no governo do estado, pois acredita que é preciso o fortalecimento da cadeia.  Entende ainda que é preciso participação mais ativa dos produtores, exigindo dos governantes mais compromisso, incentivos e subsídios no setor. Eder finalizou sua participação parabenizando a iniciativa do programa em propor a discussão do tema, principalmente porque abriu espaço para quem está diariamente vivendo essa situação, ou seja, os produtores de leite.