» » Ministro promete auxílio a municípios afetados pelos temporais

Ministro promete auxílio a municípios afetados pelos temporais

Os prefeitos dos municípios gaúchos afetados pelos temporais dos últimos dias estiveram reunidos, na segunda-feira (12), com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Na oportunidade, o presidente da Famurs, Luciano Pinto, apresentou os pleitos das prefeituras do RS. Entre os pedidos está o repasse de R$ 339 milhões da União para auxílio emergencial às cidades atingidas pela chuva. “Queremos que o recurso seja liberado de forma imediata porque os municípios não podem esperar”, cobrou. O encontro, realizado na sede da Federação, contou com a participação de 229 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Barbalho demonstrou que o Governo Federal tem monitorado a situação das cidades do Rio Grande do Sul afetadas pela chuva. Porém, evitou fazer qualquer promessa. “Nós não viemos aqui fazer anúncio de números”, explicou. O ministro alegou que os técnicos da Integração Nacional ainda quantificam os prejuízos das cidades gaúchas. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou que o “presidente [Michel Temer] quer dar uma atenção especial ao Estado”. De acordo com o dirigente, a União vai facilitar a liberação do pagamento do Bolsa Família para as famílias que vivem nos municípios que tiverem a situação de emergência homologada.

O Prefeito Eder Both participou da reunião promovida pela FAMURS. No município os danos causados pelo excesso de chuvas chegam a R$ 20 milhões de reais. O decreto de situação de emergência foi publicado e homologado pelo estado e união.

Fonte: FAMURS

Deixe uma resposta