Início » Administração » Comitiva participa da XX Marcha a Brasília em defesa dos Municípios

Comitiva participa da XX Marcha a Brasília em defesa dos Municípios

postado em: Administração

Entre os dias 15 e 18 de maio, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou a XX Marcha a Brasília em Defesa dos municípios. Do município de Chiapetta participaram da programação o vice-prefeito Celço Paulo Beier, juntamente com os vereadores, Enio Alberto Delatorre e Gabriel Guilhon Kovalski.

A XX Marcha em defesa dos municípios é um espaço de lutas para definir e alertar autoridades do Executivo, do Congresso Nacional e do Judiciário sobre temas que permitam a conquista de autonomia pelo Ente Município. Neste ano, cerca de sete mil municipalistas, entre prefeitos, vices, vereadores e várias outras autoridades participaram. O Vice-Prefeito Celço Beier destaca entre a extensa e produtiva programação do evento, o Congresso Internacional Municipalista, que reuniu lideranças internacionais do movimento municipalista para discussão e alinhamento dos interesses municipalistas ao redor do mundo, além de intercâmbio de experiências para possíveis soluções conjuntas de problemas que ocorrem em diversas localidades.

Os vereadores também destacam os debates envolvendo as reformas da previdência e a tributária, bem como os regimes próprio e geral da previdência social. Além disso, foi promovido espaços para o movimento das mulheres municipalistas, e o fórum de vereadores, oportunidade em que se discorreu sobre as funções dos edis e como eles podem auxiliar no crescimento de seu município.

Os representantes acreditam que a participação no evento foi positiva e que puderam ter noção da importância e da influência que a CNM exerce sobre os poderes constituídos a nível Federal, juntamente com a participação dos agentes políticos dos municípios. Para além do evento, a comitiva realizou visitas aos gabinetes dos Deputados Perondi, Jerônimo Goergen e Yeda, onde aproveitaram para buscar emendas em prol do município.