Início » Educação » SMEC promove programação para receber os professores da Rede Municipal

SMEC promove programação para receber os professores da Rede Municipal

postado em: Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu início na sexta-feira (10) ao ano letivo para os professores. E para recepcionar os cerca de 60 educadores organizou uma programação no Centro de Eventos nos períodos da manhã e da tarde.

Durante a manhã foi promovida reunião pedagógica, com as boas-vindas, benção aos professores, apresentação do calendário escolar 2023 e outros assuntos pedagógicos. Estiveram presentes na abertura o Prefeito Eder Both, o vice-prefeito Jorge Rochinheski e o vereador João Carlos Antenoff representando a Câmara de Vereadores.

O Prefeito Eder Both desejou aos profissionais um ótimo ano letivo. Utilizando a frase de Mário Sérgio Cortela que diz “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda”, pediu aos professores que busquem sempre o melhor nas possibilidades que se tem. Aproveitou ainda para reafirmar o compromisso da Administração Municipal com a educação, uma das áreas prioritárias da gestão, lembrando dos investimentos e melhorias que vem sendo executados em todas as escolas municipais.

A Coordenadora Simone Fin falou sobre o desafio de estar a frente da Secretaria de Educação e Cultura, e com muita responsabilidade, dinamismo e trabalho em equipe pretende dar continuidade ao trabalho na Educação da Rede Municipal, pautada nos quatro pilares das educação, os quais são: Aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.

Ainda durante a manhã foi realizada a escolha do tema para a Rede Municipal de Ensino em 2023, o qual será “Educando Corações, Resgatando Valores e Sonhos”.

Já no período da tarde, todos os professores participaram de workshop. A formação com o tema: Competências docentes para o século XXI com lego “SERIOUS PLAY”, ministrada pelo professor Nedisson Gessi, teve como objetivo possibilitar o engajamento dos profissionais da educação em processos de aperfeiçoamento, melhorando a prática pedagógica, o desenvolvimento de estratégias para alcançar os objetivos propostos, visando a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos.

Para o workshop foram utilizados peças e elementos Lego. Divididos em equipes, os profissionais participaram do Desafio: Como seria a escola ideal?  Em que tiveram que pensar sobre a questão, discutir entre os membros soluções e apresentar ao grande grupo. Antes o professor Nedisson explicou a metodologia da Lego, surgida em 1996 e trazida para o Brasil em 2018, da qual tem como objetivo levar os membros de uma equipe a criar metáforas e narrar experiências usando peças e elementos LEGO.

Além das atividades com lego foram realizadas outras tarefas de raciocínio.