Início » Saúde » Secretaria Municipal de Saúde realiza ações alusivas ao Dia D de combate à Dengue

postado em: Saúde
O Dia Nacional do Combate à Dengue é este sábado (19) e a melhor forma de evitar a dengue é a prevenção. Por isso a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa sexta-feira (18) medidas de prevenção e conscientização contra o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti. As ações são necessárias de forma que estamos nos aproximando do período de aumento de chuvas, o que favorece a proliferação do inseto transmissor de algumas doenças como dengue, zika e chikungunya.
Evitar o desenvolvimento do mosquito é a melhor forma de prevenção. Por isso, a equipe de endemias realizou bloqueios químicos em pontos estratégicos, que serão revisados a cada dois meses. Além disso, a equipe reforça a importância da participação da comunidade chiapetense com alguns cuidados que ajudarão a evitar o desenvolvimento do inseto. Entre eles, eliminar água parada de possíveis criadouros como vasos de plantas, baldes, pneus, caixas de água, garrafas plásticas e piscinas sem uso e sem manutenção e também ter uma atenção sobre o acúmulo de lixo e água em lugares inapropriados, até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Como parte da ação do Dia D, as equipes também distribuíram materiais de conscientização nas escolas e também falaram sobre alguns cuidados importantes para os alunos.
Apenas em 2022, o Brasil registrou um aumento em mais de 130% no número de óbitos pela Dengue, comparado com 2021. A Secretaria de Saúde reforça que a dengue é uma doença infecciosa que pode evoluir para formas graves, acometendo pessoas de todas as idades. Por isso conta com a sua colaboração para vencermos essa batalha contra o mosquito. Combater a dengue é um dever de todos nós.