Início » Saúde » Valorização a vida foi o tema da programação de Setembro Amarelo da Prefeitura de Chiapetta

postado em: Educação, Saúde

Em ações previstas na campanha de Setembro Amarelo, a Prefeitura Municipal de Chiapetta, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, promoveu atividades relacionadas a valorização da vida no mês de setembro, com roda de conversa nas escolas e palestras para o público em geral.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, como objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Não é só sobre suicídio que o Setembro Amarelo alerta, é também sobre saúde mental. A campanha foi adotada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

As psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental Anacélia Mattioni e Denise Mattioni juntamente com a psicóloga da Secretaria de Saúde Juliana Lermen, desenvolveram rodas de conversas com alunos das escolas municipais e estadual, através de questionamentos que os mesmos deixaram em uma caixa de perguntas. Os principais pontos levantados foram a saúde mental (ansiedade e depressão) e como auxiliar pessoas com ideação suicida.

Dentro da programação para alunos, no dia 23 de setembro foi realizada uma palestra show com Vilson Cechetti e equipe, no Salão Evangélico. Durante a noite, a palestra show foi promovida para a comunidade em geral e servidores públicos, com foco na valorização da vida, sonhos, emoções e motivação. Na ocasião, o prefeito municipal Eder Luis Both e o vice-prefeito Jorge Rochinheski enfatizaram a importância de momentos como esse para reflexão e, principalmente, informação para trazer a tona assuntos delicados, quebrando tabus.

O encerramento das programações do Setembro Amarelo ocorreu com uma palestra da psicóloga Morgana Orso dos Santos, com o tema Violência Intrafamiliar: formas, consequências e manejo. A palestra foi direcionada para professores e servidores da rede municipal e estadual, motoristas da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, servidores públicos da saúde e assistência social. Também participaram da palestra o escrivão Pedro Martins e inspetora Marília Voltan da Polícia Civil, o Conselho Tutelar de Chiapetta e das cidades de Alegria, Independência e Santo Augusto. Também se fez presente o presidente do COMDICA (Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente), Leandro Bermann, falando que “a importância de eventos e encontros como esse destacam assuntos que podemos nos deparar no dia a dia e, com esses aprendizados, abrem nossa mente e a gente fica preparado para saber agir em tais situações”.

A Administração Municipal agradece a todos que participaram e auxiliaram na organização dos eventos, especialmente a presidente da comunidade evangélica, Eli Clarice Ritter, por ceder o espaço do Salão Evangélico para realização da Palestra Show; e as diretoras Cátia Eickhoff, Cleci Obregão e Sandra Silva, por abrir as portas do ambiente escolar para esse projeto.