Início » Fazenda » Servidores participam de treinamento do Cadastro Ambiental Rural

Servidores participam de treinamento do Cadastro Ambiental Rural

postado em: Fazenda

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Chiapetta, juntamente com fiscais da Secretaria de Fazenda, participaram na última semana de uma capacitação para análise e validação de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Ministrado pela instrutora a bióloga Marlidiane Klug – MBA em Pericia e Auditoria Ambiental, com apoio do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) do IFFar – Campus Santo Augusto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a capacitação teve um total de 16 horas, realizadas durante os dias 16 e 17 de agosto.

Os servidores também participarão de um segundo curso sobre Licenciamento Ambiental, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, também com duração de 16 horas.

Sobre os cursos

O CAR é um instrumento de registro público, eletrônico, de abrangência nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Sua finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico, e também de combate ao desmatamento.

Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente utilizado para compatibilizar o desenvolvimento econômico social com o meio ambiente. Desta forma, a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais (efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes de causar degradação ambiental) dependerão de prévio licenciamento ambiental.

A Administração Municipal agradece a parceria do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) do IFFar – Campus Santo Augusto e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ressaltando que os treinamentos vêm de encontro às necessidades das duas secretarias, para o bom atendimento do setor rural de Chiapetta.