Início » Obras » Solenidade marca ordem de início das obras de pavimentação asfáltica e calçamento

postado em: Administração, Obras

O município de Chiapetta recebeu na manhã da última sexta-feira (24) autoridades estaduais para a solenidade que marca a ordem de início das obras da pavimentação asfáltica e calçamento no interior do município. O ato ocorreu no Gabinete Municipal e reuniu ainda autoridades municipais.

As duas obras que serão iniciadas nos próximos dias, tanto a Pavimentação da Estrada de acesso aos reassentamentos e a RS-155 quanto o calçamento da Estrada de Acesso ao Parque de Rodeios e Cascata do Rio Buricá, fazem parte do Programa Avançar, iniciativa do Governo do Estado a qual o município de Chiapetta foi contemplado com recursos de mais de R$1milhão. Juntas, elas terão um investimento de quase R$6 milhões e cerca de 7km de pavimentação.

Durante a solenidade o Prefeito Eder Luis Both utilizou o espaço para contar como foi o processo até o município ser contemplado no programa. “Até um ano atrás ninguém esperava. As nossas idas até o Estado não eram para buscar recursos e, sim, para não perder o pouco que se tinha. E de repente esse jogo virou e surgiram rumores de que teriam projetos para liberar recursos para pavimentação nos municípios através do Programa Avançar. Corremos para preparar projetos, com a ajuda de diversos parceiros que nos auxiliaram”, contextualizou.

Aproveitou ainda para ressaltar que o projeto de pavimentação que se pretende construir no município de Chiapetta é uma das maiores iniciativas no Estado entre os municípios até 20 mil habitantes.  “Nosso projeto foi um dos maiores do eixo Pavimenta, pois fomos contemplados com R$1 milhão, valor máximo para municípios pequenos”, ressaltou Eder.

Presente no evento o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e atual coordenador do Pavimenta, Carlos Rafael Mallmann, destacou a satisfação de poder estar no município destinando R$1 milhão para obras de pavimentação asfáltica dentro do eixo pavimenta, bem como ressaltou que no Avançar como um todo, os recursos para Chiapetta ultrapassam os R$2 milhões. O ex-secretário da pasta, Luis Carlos Busato, também comentou a agilidade do município em se cadastrar junto a iniciativa e de garantir já na primeira etapa do programa recursos do Governo do Estado. A primeira fase contemplou 35 projetos.

Participaram do ato o prefeito Eder Luis Both, o vice-prefeito Jorge Rochinheski, o Deputado Estadual Ernani Polo, o ex-Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios Luis Carlos Busato, o representante do Deputado Estadual Dirceu Franciscon, Gerson Leindecker e o Secretário Estadual de Desenvolvimento e Metropolitano e Coordenador do Programa Pavimenta, Carlos Rafael Mallmann. Também estiveram presentes os prefeitos de Inhacorá e Alegria, além dos vereadores e secretários municipais de Chiapetta.