Início » Agricultura » Mulheres Rurais participam de Curso de Produção de Queijo Artesanal e derivados do Leite

postado em: Agricultura

Com objetivo de qualificar a produção de queijo artesanal e derivados do leite no município de Chiapetta, a Emater/Ascar em parceria com a Administração Municipal promoveram nos últimos dias 04 e 05 de maio, curso para as Mulheres Rurais.

O curso desenvolvido junto a EMEF Haydêe Chiapetta, escola do campo localizada na Comunidade da Nova Conquista, aliou teoria e prática. Na parte inicial, as treze participantes ouviram dos médicos veterinários Henrique da Silva e Oldemar Weiller sobre as principais zoonoses e boas práticas de ordenha. Logo após, a parte prática foi ministrada pelos extensionistas da Emater José Rubens dos Santos, Rejane Fornari e Hallana Ludwig e oportunizou as mulheres a produção de diferentes tipos queijos, doce de leite, iogurte, achocolatado, bebida láctea, requeijão, ricota e entre outros.

Ao fim do curso, todas as mulheres receberam kit para qualificar sua produção artesanal. Composto por formas de queijo minas frescal, queijo colonial, termômetro, filtro para coar, prensa para queijo e panela para pasteurização, o Kit Queijo adquirido pela Prefeitura Municipal e cedido em comodato às participantes é uma forma de estimular e despertar o interesse para o processamento e agroindustrialização.

Durante o encerramento do curso, os produtos produzidos durante a capacitação foram apresentados e degustados. Nesse momento o Chefe do Escritório da Emater/Ascar de Chiapetta, Dhonatha Rigo ressaltou a importância de promover cursos como este junto as comunidades e a escola do campo. “Nosso objetivo é valorização da produção familiar assim como despertar para importância da segurança alimentar. Entre as participantes, tivemos a participação da profissional merendeira da escola do campo e acreditamos que isso qualificará ainda mais a merenda escolar”. Rigo conclui agradecendo o apoio e suporte da Administração, especialmente, para a compra dos Kits Queijo.

O Prefeito Eder Both agradeceu a Emater pela coordenação do curso, a equipe da Secretaria da Agricultura e Pecuária pelo envolvimento, bem como os profissionais vindos do município de Tenente Portela para ministrar a capacitação. Destacou ainda a participação efetiva das mulheres no curso e elogiou os produtos saborosos que foram produzidos. Antes da entrega dos kits, salientou que, “o investimento por parte da prefeitura tem como intuito servir de incentivo e pontapé inicial às participantes para que possam empreender no campo por meio do processamento do leite, agregando valor e gerando renda para suas famílias, e, consequentemente, desenvolvimento ao município”.