Início » Educação » Alunos classificados no ranking de avaliação do Projeto Vincular desfrutam da premiação

postado em: Educação

Alunos das Escolas Municipais Lorette Fanck e Haydêe Chiapetta classificados no ranking de pontuação do Projeto Vincular desfrutaram nos últimos dias 20 e 27 de abril, da premiação conquistada por eles em 2021, a partir do sistema de avaliação proposto pela iniciativa.  Dividido em duas categorias, alunos do 1º ao 4º ano participaram de viagem ao cinema, e do 5º ao 9º ano foi oportunizado conhecer os pontos turísticos de Porto Alegre.

A viagem ao cinema ocorreu no dia 20 de abril. Ao todo, 20 alunos foram contemplados com a premiação e seguiram até o município de Três Passos para assistir o filme “AINBO – A Guerreira da Amazônia”. Acompanhados dos professores, a viagem foi realizada no período da tarde, com direito a pipoca, refrigerante e muita diversão.

Já a viagem até a Capital do Estado foi realizada no dia 27 de abril. Acompanhados pelos professores, direção, coordenadora do Projeto Vincular e da Secretária de Educação, os alunos realizaram o sonho de conhecer os estádios do seu time de coração, assim como outros pontos turísticos de Porto Alegre. Entre eles, a Orla do Guaíba ao amanhecer, arena do Grêmio e Beira Rio com direito a tour pelos estádios, Palácio Piratini, Catedral Metropolitana de Porto Alegre Madre de Deus e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul onde tiveram o privilégio de assistir uma prévia da sessão plenária. O roteiro turístico foi encerrado no Shopping Praia de Bellas, onde os alunos passearam pelas galerias conhecendo as lojas e, antes de embarcar, lanche coletivo do McDonald’s.

Para a Coordenadora do Projeto Vincular, Amanda Maçalai, a concretização da viagem foi um sonho realizado, não só para os alunos, como também aos acompanhantes que tiveram a experiência de ver a capital com outros olhos. “Durante o passeio conseguimos ver o quanto foi valioso para os alunos conhecer uma realidade totalmente diferente da qual estão habituados. Eles se depararam com a realidade do cotidiano de uma vida corrida na capital, diferente da vida no interior. Com certeza algo que será marcante na vida de cada um que participou”, destacou a coordenadora.

Projeto Vincular: A educação feita por muitas mãos

O Projeto Vincular é uma iniciativa de transformação social  desenvolvida com alunos do 1º ao 9º ano das Escolas Haydêe Chiapetta e Lorette Fanck que busca resgatar valores como respeito, disciplina e responsabilidade, assim como para uma formação de qualidade por meio do conhecimento construído na escola, nos projetos disponíveis no município e no ambiente da comunidade, tornando as crianças e adolescentes protagonistas do seu crescimento intelectual e pessoal de forma saudável.

Criado ainda em 2019, o projeto nasceu da necessidade de cuidar do principal, o Ser Humano. Tanto de profissionais da educação como de alunos e da família.

Em 2021, uma das novidades da iniciativa foi o sistema de avaliação por mérito, o qual avaliou entre os itens a média trimestral, frequência escolar, disciplina, envolvimento em programas do município, projetos coletivos, participação da família e transporte escolar. No fim do ano, os alunos com melhor pontuação no ranking foram premiados com viagens.