Início » Saúde » Início da vacinação das crianças contra gripe e sarampo é antecipado para esta segunda-feira (25)

Início da vacinação das crianças contra gripe e sarampo é antecipado para esta segunda-feira (25)

postado em: Saúde

A Equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informa que foi antecipado para esta segunda-feira (25/04) o início da vacinação de todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) de idade contra a influenza (gripe) e contra o sarampo, conforme Resolução nº 133/22 – CIB do Estado do RS.

Esse grupo prioritário iria começar a estratégia somente em 3 de maio, mas o início foi antecipado pelo Estado para todos os municípios do RS devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios (gripe) e pela baixa cobertura vacinal do sarampo, causando novos surtos em todo o país.

A vacinação para os idosos (pessoas a partir de 60 anos) e trabalhadores da saúde, do setor público e privado, que iniciou no dia 04/04 segue aberta.

Para os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros, a vacinação contra a gripe terá início no dia 03 de maio.

 

Sobre a vacina contra a gripe trivalente:

A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que essa dose seja efetiva na proteção na proteção contra as novas cepas dos vírus. A vacina é eficaz contra as cepas do vírus influenza tipo A H1N1, H3N2 e tipo B.

 

Sobre a vacinação contra o sarampo:

A vacinação do sarampo com a vacina tríplice viral (que garante a imunização contra o sarampo, caxumba e rubéola) já faz parte das doses de rotina, ou seja, que ficam disponíveis nos postos durante todo o ano, mesmo fora de épocas de campanha, que tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal na população e, assim, evitar surtos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.

 

 IMPORTANTE!

A vacina da influenza e do sarampo (tríplice viral) para as crianças podem ser administradas simultaneamente, ou seja, no mesmo momento, ou com qualquer intervalo entre elas.

No sábado seguinte, dia 30 de abril, será o Dia D da Campanha de Vacinação para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e trabalhadores da saúde com a abertura extraordinária do Posto de Saúde do município de Chiapetta. O horário de funcionamento neste dia será divulgado durante essa semana.

As duas vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira na Sala de Vacina do Posto de Saúde, das 08:00 às 11:30 no turno da manhã, e das 13:00 às 17:00 no turno da tarde.

Para mais informações entre em contato com a Equipe de Imunização da SMS pelo telefone 3784-1034.