Início » Saúde » Chiapetta em alerta para o mosquito Aedes Aegypti

Chiapetta em alerta para o mosquito Aedes Aegypti

postado em: Saúde

A preocupação com infestação de mosquito Aedes Aegypti no município e a suspeita de casos de dengue acende o alerta vermelho. Está mais do que na hora de redobrar os cuidados para este mal. E para combater o mosquito transmissor da dengue e outras doenças (Zica Vírus, Chikungunya e Febre Amarela), a Secretaria Municipal da Saúde de Chiapetta através das suas equipes de Vigilância Ambiental e Sanitária têm se mobilizado para agir o mais rápido possível.

Durante entrevista à Rádio Ciranda na quarta-feira (30), as equipes da saúde estiveram explanando o trabalho que vem sendo realizado junto a comunidade. Conforme os agentes de endemias, nos últimos dias se intensificaram as vistorias, fiscalizações e coletas de água parada, as quais comprovam o grande índice de infestação do mosquito, além da realização do controle mecânico em quarteirões onde há casos suspeitos, ou seja, adoção de práticas capazes de impedir a procriação do Aedes, como por exemplo a limpeza e eliminação de possíveis focos de água parada.

Como o combate ao Aedes Aegypti é dever de todos, outras ações estão previstas para os próximos dias e devem contar com o apoio da comunidade. Entre elas, mutirão de limpeza em todos os bairros e ruas da cidade, palestras orientativas nas escolas e pedágio informativo. Enquanto isso, a Secretaria da Saúde já solicita a comunidade para colocar em prática medidas simples como revisar o pátio semanalmente a fim de coletar lixo, tampar caixas d’água, verificar pratos de vasos de plantas, colocar pneus em locais cobertos e para quem tem piscina, realizar a manutenção. Só assim, o combate ao mosquito será eficiente.

A Secretaria também solicita as pessoas que possuem entes no cemitério para que verifiquem a existência de água parada nesses locais, especialmente, em pratinhos de flores, embalagens de flores e celofanes, assim como o acúmulo de lixo.

Além da explanação sobre o combate ao Aedes Aegypti, foi esclarecido a comunidade os sintomas mais comuns da dengue. Entre os principais, febre, dor atrás dos olhos, dores nas articulações e machas avermelhadas no corpo. Em caso de sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde.