Início » Saúde » Chiapetta recebe nota 9,4 na Avaliação sobre a transparência da Vacinação COVID-19

Chiapetta recebe nota 9,4 na Avaliação sobre a transparência da Vacinação COVID-19

postado em: Saúde

O município de Chiapetta recebeu nota 9,4 na avaliação sobre a transparência das informações relativas à vacinação Covid-19 feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul — TCE/RS, ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2021. Dos municípios que integram a Região Celeiro, Chiapetta está em 2º, atrás somente de Barra do Guarita e Braga que receberam a nota máxima, 10.

Ao todo onze critérios foram avaliados, os quais procuraram verificar o cumprimento da legislação que, entre outras coisas, determina que os Municípios devem disponibilizar informações atualizadas sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e sua execução de forma padronizada e clara, no site oficial do município.

Entre os quesitos a divulgação do plano de ação municipal de vacinação atualizado; dados sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios de cada uma das vacinas contra a Covid-19 utilizadas no Município; a divulgação da ordem de grupos prioritários, do quantitativo de doses de vacinas recebidas/adquiridas e dos locais de vacinação; a disponibilização de canais de denúncias de “fura-filas” e outras irregularidades.

De acordo com o estudo, Chiapetta não atendeu o critério que trata da sobra de doses de vacina, mesmo constando no site ofício informando que não havia sido registrado sobra identificada de vacinas da COVID-19.

Em Chiapetta, 76,8% da população já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a COVID-19. Com o esquema vacinal completo esse percentual chega a 58,9%.