Início » Saúde » Setembro Amarelo: SMS promove palestra sobre Valorização da Vida para estudantes

Setembro Amarelo: SMS promove palestra sobre Valorização da Vida para estudantes

postado em: Educação, Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu na manhã da última quinta-feira (23), palestra com os estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Anchieta. Com o tema “Descongelando Corações”, a conversa foi ministrada pela palestrante Diane Ceolin no auditório da Escola.

De acordo com a Secretária da Saúde, Cleomara Bertaso, a palestra vem de encontro a Valorização da Vida celebrada neste mês de setembro e com intuito de tratar e amenizar problemas, especialmente, psicológicos ocasionados pela pandemia. “Sentimos a necessidade de trazer uma palestra para despertar sentimentos que estavam apagados por este momento tão difícil em nossas vidas. Nosso intuito é promover o bem-estar coletivo com ações que envolvam tanto o bem-estar físico como mental e acreditamos que este evento contribuiu e muito”, destacou a Secretária.

A temática foi apresentada em dois momentos. Primeiramente com os alunos do ensino fundamental e posteriormente com os do Ensino Médio. Um dos principais focos da palestra foi falar sobre a importância do amor próprio e da valorização da vida, “se autoconhecer para melhor se amar e amar os outros. Descongelar corações é transformar a frieza do coração em um sentimento de importância e de valor que faz sentido a vida”, ressaltou a palestrante Diane.

“Certamente a fala da palestrante contribuiu muito para que nossos jovens reflitam sobre suas emoções e busquem tentar mudar  para melhor, suas atitudes,  melhorando também o  convívio social de todos”, avaliou a Diretora da Escola Anchieta, Cátia Eickhoff, que também concordou com o fato  de que a pandemia tenha desencadeado problemas emocionais, uma agitação muito grande por parte da maioria e, outros, uma apatia e desmotivação total. “Enquanto escola estamos tentando tudo o que está ao nosso alcance: rodas de conversas nas turmas, escutas individuais, muita observação e diálogo.  Porém, acreditamos que a fala de uma especialista no assunto ajudaria a despertar em nossos estudantes uma conscientização sobre a importância de termos controle sobre nossas emoções”, comentou.

Para os estudantes das escolas municipais a palestra ocorre no final do mês de setembro.