Início » Assistência Social » Encontro com o grupo de caminhada marca nova fase do Projeto Juntos Somos Mais Fortes

postado em: Assistência Social, CRAS

Durante a tarde de ontem (16), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) e do CRAS recepcionaram no Centro de Eventos os integrantes do grupo Caminhantes do Amanhecer para uma tarde de aprendizados e autocuidado. Depois de quase dois anos sem eventos, devido a pandemia, o encontro marca a retomada das atividades presenciais e o relançamento do Projeto Juntos Somos mais Fortes, que nessa fase tem como tema “Plante uma Muda, Cultive um sentimento”.

No primeiro momento, a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Fernanda Maçalai Both, apresentou para os integrantes a nova fase do projeto, do qual tem como objetivo realizar ações ligadas ao cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, com foco principal os sentimentos. Tema que será trabalhado pelas equipes de referência, assim como entregue mudas de laranjeiras aos usuários, onde cada uma traz a representatividade de uma emoção, como por exemplo, amor, amizade, empatia, união, o companheirismo. “O desejo é que cada sentimento se multiplique no decorrer do projeto”, salientou a secretária Fernanda.

O espaço todo ornamentado e acolhedor recebeu a participação expressiva dos usuários que puderam conhecer mais do universo das plantas medicinais com a Extensionista da EMATER/ASCAR Silvana Canova. “Depois de viver tantas pedras no caminho, pandemia, medo, angústia, é tempo de exalar a gratidão, porque esse é o maior sentimento, de estarmos vivos. Na Emater nós chamamos o tema das plantas medicinais de plantas bioativas, porque as plantas nos trazem emoções, convivência e nos proporcionam viver melhor”, destacou a palestrante que no decorrer da tarde compartilhou com os integrantes os benefícios de diversas ervas.

Na sequência, os integrantes desfrutaram de momento de relaxamento e autocuidado a partir da dinâmica de escalda pés com flores de laranjeira e outras ervas. Técnica utilizada para aliviar os sintomas de ansiedade, estresse, cansaço e dores. A ideia é que eles possam desenvolver esse cuidado em suas casas.

“Que alegria chegar aqui e ver a participação de todos nessa retomada dos encontros. Parabéns a Secretaria de Assistência Social por começar nesse mês do Setembro Amarelo a trabalhar com esse tema envolvendo saúde, qualidade de vida e sentimentos. Momentos que além de proporcionar confraternização, convivência e alegria possibilitam mudanças na vida de cada um de nós”, ressaltou o Prefeito Eder Both.

Ao final do encontro cada integrante recebeu uma camiseta personalizada e uma muda de laranjeira para cultivar em casa. “Uma tarde muito emocionante, muito produtiva, de aprendizado e de confraternização. Nossa gratidão pela participação do grupo da caminhada”, declarou a Secretária Fernanda que espera que todos cultivem a muda e principalmente cuidem deste sentimento.

Antes de ir pra casa alguns dos participantes mencionaram como foi participar do momento organizado com tanto carinho pelas equipes da SMASC e do CRAS. “Evento muito bom, maravilhoso, vamos levar muita coisa boa pra casa. E essa muda vou plantar e vocês vão colher os frutos dela também” disse Tereza Eickhoff. A integrante Leobardina de Assunção destacou “eu só tenho a agradecer. Eu tô muito feliz, aprendi muito hoje, que se repita muitas vezes”. “Recebi a muda com o sentimento de vida. A planta é vida e nós queremos viver mais”, contou Ari Fritzen.

O Projeto Juntos Somos Mais Fortes será dividido em etapas onde cada mês será trabalhado com um grupo do CRAS.