Início » Meio Ambiente » Campanha arrecada mais de cinco toneladas de lixo eletrônico

Campanha arrecada mais de cinco toneladas de lixo eletrônico

postado em: Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável promoveu na sexta-feira (20), a 9ª edição da Campanha de Arrecadação de Lixo Eletrônico. Em parceria com a empresa Natusomos, especializada em reciclagem de Eletrônicos, foram recebidos itens na linha de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e baterias.

De acordo com levantamento foram arrecadados mais de cinco toneladas de lixo eletrônico. Em sua maioria televisores, computadores, lâmpadas e eletreodomésticos. Os materiais são transportados até o município de Horizontina, onde a empresa está localizada. Após a coleta é realizada a descaracterização, separação, moagem voltando para as indústrias e transformando o material em matéria prima reutilizável no mercado.

O descarte correto garante o total reaproveitamento dos materiais. Ao descartar incorretamente, em locais inapropriados tais como próximos matas e beiras de estradas, estes materiais acabam prejudicando o meio ambiente, especialmente, a contaminação dos recursos hídricos. Por isso o desenvolvimento da campanha de arrecadação de lixo eletrônico, atitude que visa a preservação da água, flora, fauna, solo e ar. A ação também confere ao município o certificado de boas práticas ambientais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em nove edições da campanha foram arrecadados mais de oitenta toneladas de lixo eletrônico. A equipe do departamento de Meio Ambiente agradece a colaboração e a participação da população chiapetense durante as campanhas que são realizadas, promovendo o descarte correto do lixo eletrônico.