Início » Saúde » Pedágio informativo e a coleta de testes rápidos marcam as ações do Julho Amarelo

postado em: Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu nesta quinta-feira (22), ação alusiva ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. Durante o dia todo, enquanto uma equipe fazia o pedágio informativo, com entrega de panfletos explicativos aos motoristas que circulavam pela Avenida Ipiranga, outra realizava na Unidade Básica de Saúde os testes rápidos para a população interessada.

As hepatites virais atacam principalmente o fígado e podem provocar consequências graves, como cirrose e câncer hepático. Além disso, são doenças silenciosas que podem levar anos para se manifestar, por isso a ação de testagem realizada pela Secretaria de Saúde.

O teste rápido detecta quatro tipos de doenças: Hepatites B e C, Sífilis e HIV. Ele é oferecido na própria Unidade Básica de Saúde, de forma gratuita e o ano todo.  Como o nome diz, o exame é rápido, cerca de 20 minutos e o paciente já obtém o resultado. Em caso de resultado positivo, o tratamento está disponível na rede pública de saúde.

Além da testagem, a Secretaria Municipal da Saúde salienta a importância da vacinação como forma de prevenção. As três doses da vacina contra a Hepatite B são disponibilizadas na Sala de Vacinas.

A Hepatite é transmitida por vai sexual e sanguínea, portanto também orienta para a utilização de preservativos bem como o não compartilhamento de materiais de higiene pessoal.